Saúde Humanizada atende quase 800 pessoas em Queimados

Com o sábado intenso, além da ação, Dia D contra o sarampo também foi destaque

12/11/2019 16:19

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A manhã deste sábado (19) começou diferente para a moradora do bairro Jardim da Fonte, Luana de Brito (24). Com sua rotina semanal cheia de compromissos e atividades, a queimadense não encontrava tempo para cuidar da saúde de seus filhos Luis Davi (1) e Lucas Samuel (8). Sendo a primeira da fila, a jovem conseguiu levar os dois pequenos para serem atendidos pelo pediatra durante a 4ª edição do projeto ‘Saúde Humanizada’, que atendeu quase 800 pessoas na Clínica da Família Miguel Luiz de Carvalho, no bairro Eldorado, em Queimados.

Além deste serviço, o projeto, realizado pela Prefeitura de Queimados, através da secretaria municipal de Saúde, ofereceu atendimento com clínico geral, coleta de preventivo, realização de teste rápido para HIV e Hepatite B e C, verificação de pressão arterial, teste de glicose, vacinação, pesagem do Bolsa Família, orientações sobre tabagismo, tuberculose, dengue e dos programas de saúde do idoso, do homem, das criança e adolescentes e da mulher.

O dia não foi só dedicado aos exames médicos, mas também de cuidar da beleza estética. Graças à parceria entre a Prefeitura e a Embeleze, os moradores puderam aproveitar gratuitamente, serviços como: corte de cabelo masculino e feminino, manicure, design de sobrancelhas, entre outros. Além disso, a criançada se divertiu com os brinquedos infláveis disponíveis no local.

O projeto itinerante visita uma região diferente da cidade a cada mês para levar os serviços da Secretaria de Saúde. Feliz com a realização de mais uma edição do evento, o Prefeito Carlos Vilela comentou a iniciativa. “Sou muito grato a cada profissional que está aqui participando da ação. Estamos sempre planejando e realizando atividades como essas que facilita muito a vida dos moradores da cidade que não conseguem ir até uma consulta médica durante a semana. Quero muito agradecer o desempenho de todos”, destacou o chefe do executivo.

Já para a Secretaria de Saúde, Drª Lívia Guedes, “É muito gratificante ver cada pessoa ser atendida e que depois vem agradecer essa experiência com a gente. Isso mostra que estamos no caminho certo na construção de uma sociedade que é lembrada pelo poder público. Os médicos, enfermeiros e outros agentes de saúde estão de parabéns pelo atendimento de excelência”, comemorou a gestora, após percorrer todas as salas.

Após o atendimento, Luana Brito comemorou a iniciativa. Fiquei sabendo da ação pelas divulgações nas redes sociais. Meus dois filhos foram bem atendidos. Cheguei às nove e, antes das dez horas. Agora vou levar o mais velho para cortar o cabelo e depois irei para casa.”

VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO CONTINUA

Enquanto a população era atendida no projeto, os 19 postos de saúde estavam aplicando nas crianças com idade entre seis meses a cinco anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias) a vacinação contra o sarampo, caxumba e rubéola. A campanha continua até o dia 25 de outubro. Para se vacinar, basta procurar um posto de saúde próximo de casa com identidade e cartão de vacinação, entre 8h e 17h.