Concurso para o magistério vai movimentar Queimados neste domingo (6)

No total, mais de 13 mil pessoas se inscreveram. Desta vez, serão avaliados os candidatos às vagas de Professor II e Secretário Escolar

12/11/2019 16:05

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Queimados terá novos servidores dedicados à educação do município em breve. A última etapa de provas para o magistério está marcada para o próximo domingo (6) e a expectativa só aumenta para os 7.389 candidatos que vão concorrer a vagas de Professor II e Secretário Escolar. No último domingo (29), foram aplicadas provas para os cargos de Professor I e Orientadores (Educacional e Pedagógico).

No total, o concurso de Queimados alcançou a marca de 13.511 inscritos para dois editais e 64 vagas. Só para magistério são 7.240 concorrentes para 46 oportunidades, chegando ao número de 157 candidatos por vaga.

Para o cargo de Secretário Escolar, os concorrentes responderão 50 questões: 10 de Língua Portuguesa, 5 de Legislação Municipal, 10 de Informática, 5 de Raciocínio Lógico e 20 de Conhecimento Específico. Já para Professor II serão 60 perguntas: 15 de Português, 5 de Legislação, 5 de Legislação Educacional, 10 de Conhecimentos Pedagógicos e 25 de Conhecimentos Específicos.

Ansiosa pelo dia da prova, a jovem Luanna Mello (18) demonstra confiança em um resultado positivo. Sem dinheiro para pagar um cursinho, a educadora se reúne com amigos duas vezes por semana para estudar e mantém uma rotina rígida de dedicação ao aprendizado.

“Estou focada. Vejo como uma grande chance na minha vida, afinal, sou da cidade e vejo a valorização ao professor da rede pública municipal, onde não se atrasa salário e se investe muito em formação, por exemplo. Eu sempre estudei em escola pública e quero militar pela educação. Tudo na minha vida me levou a esta área, não tive como fugir”, destacou a moradora do bairro Flesman.

O Prefeito de Queimados, Carlos Vilela, vê com bons olhos a chegada de novos servidores: “Tenho certeza que serão aprovados os melhores e a nossa qualidade de ensino vai crescer muito. Já temos o segundo melhor (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) IDEB da Baixada, mas queremos alcançar a meta nacional e a vinda de profissionais capacitados e motivados para as escolas será fundamental para nossos objetivos”, ressaltou o gestor.

Já o Secretário da Pasta, Lenine Lemos, fez um balanço do concurso do magistério até aqui: “Foi um sucesso. Mais de treze mil inscritos, tivemos as provas no domingo passado para Professor I e Orientador, sem nenhum tipo de problema. Agora é avançar. Desejo boa sorte a todos e a expectativa é que já no início do ano letivo de 2020 estes profissionais estejam em sala de aula”, afirmou o educador.