Prefeitura de Queimados - Mais Trabalho e Novas Conquistas
Facebook   Instagram   Youtube   Flickr   Blogspot

Noticías


Concurso de desenho escolherá estampa de novo selo da educação de Queimados

Em parceria com os Correios, Prefeitura inova ao incluir obras de alunos na confecção de timbre postal

12/11/2019 16:03

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

A Educação de Queimados já tem um selo oficial para chamar de seu. Em parceria com os Correios e seguindo o tema gerador de 2019 - "Comunicação é a Arte de Educar para Conviver" -, os articuladores de leitura da cidade idealizaram uma estampa personalizada que foi lançada nesta quarta-feira (2), em evento promovido na sede da Secretaria Municipal de Educação. Na próxima etapa do projeto, um concurso de desenho será realizado entre os alunos da rede municipal para escolher uma nova estampa.
 
A disputa será dividida em três categorias de estudantes: os que cursam o 4º e o 5º ano; do 6º ao 9º e integrantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os autores dos melhores desenhos – que devem ser feitos à mão e inspirados na importância da comunicação – serão premiados com certificados e medalhas. Além disso, ao final do concurso, 50 criações serão escolhidas para compor um livro digital.

De acordo com as coordenadoras do projeto ‘A comunicação que nos aproxima’, Fabiana Menezes e Lucila Porto, a ideia surgiu para reforçar as lições ministradas em sala de aula. "Desde o início do ano letivo temos resgatado a comunicação por meio de antigos meios, como a correspondência. Descobrimos então que havia a possibilidade de fazer um selo personalizado com o tema deste ano e quisemos eternizar este momento da nossa educação", declarou a docente.

Presente no evento de lançamento da estampa, a representante dos Correios, Aline Soares, destacou a importância da ação para difundir conhecimentos simples como a maneira correta de preencher um envelope. “Quase 80% dos atrasos na entrega de correspondências acontecem por erros de preenchimento do remetente. Por mais que a tecnologia seja benéfica para a sociedade, há certos conhecimentos que não podem ser esquecidos, e o uso de serviços antigos e eficientes como a comunicação por cartas é um deles”, afirmou.
 
Leitura em foco

Durante o encontro, alunos e professores promoveram apresentações para demonstrar a importância do incentivo ao hábito de ler. Um deles foi Eloá de Oliveira (10), que vestida como a ativista paquistanesa Malala Yousafzai, encantou a plateia ao ler trechos de ‘Malala e seu lápis mágico’ e dar suas impressões sobre a obra. 

Junto à orientadora educacional Cilene Cavalcanti, os autores do livro “Tarde de Autógrafo com o Sexto Ano” também marcaram presença no ‘Chá Literário’. Os alunos da Escola Municipal Prof. Washington Manoel de Souza foram homenageados pela publicação e exposição da obra na última edição da Bienal do Livro.
 
“É para este tipo de alegria que trabalhamos todos os dias. Nossos alunos estão aqui provando que a cidade tem muita notícia boa para espalhar e que a educação é a melhor forma de mudar o mundo em que vivemos. Eles estão de parabéns por tudo que conseguiram apreender junto ao projeto da articulação de leitura”, comentou o Secretário da Pasta, professor Lenine Lemos.
 
Ao fim do evento, uma esquete inspirada na adaptação do livro “De Carta em Carta” foi apresentada pelas articuladoras da E. M. Professora Maria Corágio Pereira Xanchão, Diane Guimarães e Jaciara de Souza.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Duas ocorrências foram solucionadas pelos policiais nesta sexta-feira (27). Mesmo em tempo de isolamento social, equipes de patrulhamento continuam fazendo a segurança da população

Ao todo 18 unidades de saúde, mais 3 pontos extras e vacinação drive thru serão mobilizados para imunização de idosos e trabalhadores da área da saúde

Por prevenção ao Coronavírus, Prefeito Carlos Vilela determina que lojas, bares e restaurantes fechem às 18h em dias úteis e às 13h aos fins de semana e feriados

Medidas proíbem diversas atividades, entre elas, a tradicional feira livre no próximo domingo. No município há quatro casos suspeitos da doença

Um dos elementos tinha um mandado em aberto por Pensão Alimentícia. O outro foi autuado em flagrante por roubo

Filme "O Carpinteiro" será exibido a partir das 14h no auditório do Celti

Evento promovido graças à parceria entre Prefeitura e Associação Brasileira do Livro acontece até 25 de março na Praça Nª. Sra. da Conceição

Competição acontece a partir das 9h e reunirá cerca de 700 atletas no Ginásio Metodista. Entrada é franca

    
keyboard_arrow_right
Facebook     Twitter     Youtube     Flickr     Blogspot