Notícias


Das pinturas rupestres aos celulares: alunos queimadenses realizam exposição sobre meios de comunicação

Nesta sexta (8), estudantes da Escola Est. Municipalizada José de Anchieta apresentaram trabalhos pedagógicos produzidos em sala de aula

11/11/2019 15:42

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

IMG IGOR LIMA
IMG Igor Lima
Ao longo dos milênios, muita coisa mudou na forma como a humanidade se comunica. E para abordar o impacto dessas mudanças e sua influência no cotidiano, os alunos da Escola Estadual Municipalizada José de Anchieta, localizada em Queimados, promoveram nesta sexta-feira (8) I Feira do Conhecimento. O evento, que reuniu trabalhos pedagógicos produzidos em sala de aula durante o ano letivo, aconteceu sob o tema “Comunicação é a Arte de Educar para Conviver”.
Com foco na interatividade dos espectadores de toda a comunidade escolar, os cerca de 400 alunos (entre Pré I e 9º ano) abordaram temas como: história e evolução dos meios de comunicação na sociedade, a advento das redes sociais e impacto das fake news.
Segundo a diretora da unidade, Naíza de Azevedo, a feira visa ressaltar a importância da utilização dos meios de comunicação. “Há muitas histórias sobre o telefone, a televisão, a internet, etc. A invenção desses aparelhos e de toda essa tecnologia são primordiais para consolidar nosso ensino em sala de aula. Estamos dentro de uma era em que é necessário abordar essa temática”, contou a docente.
Para o Secretário Municipal de Educação, Lenine Lemos, o tema é importante no cenário atual. “Comunicação é a forma com que nos expressamos. Por isso, esse ano pensamos nesse tema, especificamente para que as unidades desenvolvessem com seus alunos e, também, com a comunidade em volta dela. Aliás, esse assunto está grande evidência na sociedade e, como formadores de opinião, devemos alertas sobre assuntos como Fake News e suas consequências”, frisou o professor.
Tema incentiva a reflexão
Como as redes sociais podem influenciar na nossa estética corporal? Quem responde essa pergunta é Jamilly Vitória (15), que ao lado da professora de Português e idealizadora do projeto “Que corpo o meu corpo tem?”, Katiuscia Lucas, explicam o conceito da iniciativa. Segundo a estudante, a era digital tem influenciado o comportamento e criado distúrbios de personalidade.
“As mídias digitais - principalmente o Instagram - têm influenciado o nosso comportamento diante das câmeras. Geralmente, não mostramos a nossa verdadeira beleza, mas tentamos nos enquadrar em um certo padrão de perfeição. Com este projeto paramos para refletir se realmente estamos bem como aparentamos nas redes sociais?”, contou a aluna do 8º ano.
 
Outro meio importante na história da comunicação é a pintura. Inspirada pelos trabalhos desenvolvidos durante as aulas de arte, a estudante do 7º ano, Thauany Cartonilho (15), produziu suas próprias obras. “Baseada nas aulas de artes eu fiz esses desenhos em casa. Adoro desenhar e ajudar a mostrar o valor da mulher na sociedade”, finalizou a jovem, que deseja se tornar uma artista.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Vagas são limitadas e acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados

Atividades acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

Durante três dias, mais de 500 crianças e adolescentes participaram do projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo

Bairros Eldorado e Parque Olimpo recebem investimentos da prefeitura para melhoria da qualidade de vida

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais