Prefeitura de Queimados - Mais Trabalho e Novas Conquistas
Facebook   Instagram   Youtube   Flickr   Blogspot

Noticías


Prevenção ao suicídio é tema de palestra em Queimados

Cerca de 70 profissionais de saúde e educação participaram do evento, realizado nesta segunda (16) no auditório da SEMUS 

16/09/2019 14:45

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Para valorizar a vida e cuidar da saúde mental dos moradores de Queimados, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira (16), um Fórum Intersetorial com o tema “Falar é a melhor solução”. Ao todo, cerca de 70 profissionais de saúde e educação se reuniram no auditório do órgão com o objetivo de intensificar as ações do ‘Setembro Amarelo’, mês internacional da prevenção ao suicídio.

O encontro, que teve como objetivo debater medidas preventivas, contou com a participação da psicóloga Polyana Figueira. A profissional relatou suas experiências ao trabalhar com grupos de apoio e abordou temas como automutilação e sofrimento psíquico.

”Há diversos motivos que possam levar uma pessoa a tentar tirar a própria vida, seja isolamento social, separação dos pais, desemprego, transtornos mentais ou inúmeros outros problemas. O que precisamos ter em mente é que não importa o motivo, não podemos julgá-las e, sim, ajudá-las”, orientou a Polyana.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o oitavo país com maior número de suicídios, sendo um a cada 45 minutos. É a terceira maior causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos, através apenas de violência e acidentes de trânsito.

Para a Secretária da Pasta, Drª Lívia Guedes, a melhor forma de prevenir que mais pessoas cometam o suicídio é falando sobre o assunto. “Precisamos quebrar esse tabu, compartilhar mais informações, estarmos mais dispostos em ajudar o próximo e não julgarmos as pessoas que vêm nos pedir ajuda. Por isso, não só neste mês de setembro, mas durante todo ano, todas as unidades de saúde estão de portas abertas para ouvi, orientar, conscientizar e tratar quem for preciso”, afirmou a gestora.

O suicídio é um fenômeno complexo que afeta pessoas de diferentes classes sociais, idades, orientações sexuais e origens. Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo é o passo mais importante. Em caso de ajuda, disque 188 – a ligação é gratuita e funciona 24h -, e fale com o Centro de Valorização da Vida (CVV), que promove apoio emocional sob total sigilo.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Cerca de 300 estudantes criaram e ilustraram histórias em projeto desenvolvido graças a uma parceria entre a Prefeitura e a editora Estante Mágica

Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem se reuniram nesta quinta (12) para debater doenças neurodegenerativas

Com entrada franca, evento promovido pela Prefeitura terá início às 17h no Ginásio Metodista

Formandos dos cursos de padeiro, lancheiro e confeiteiro participaram de cerimônia de conclusão nesta quarta-feira (11)

Documento visa criar rede de atendimento para erradicar a violência. Brasil atingiu recorde em registros de estupro

I Fórum da área técnica acontece nesta quarta (11), na sede da Secretaria de Saúde

ISP mostra queda em 22 tipos de crime na cidade. Prefeitura aumentou os investimentos em segurança pública e o resultado é positivo

Cerca de 300 crianças foram presentadas, através da parceria da Prefeitura com os Correios

    
keyboard_arrow_right
Facebook     Twitter     Youtube     Flickr     Blogspot