Homenagem à Rádio Novos Rumos e combate às fake news foram destaque do Desfile Cívico de Queimados

Evento, que já é tradição na cidade, aconteceu neste sábado (7) e reuniu cerca de 10 mil espectadores

07/09/2019 19:15

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Fotos: Igor Lima

Um show de civismo em comemoração aos 197 anos de Independência do Brasil: assim foi o clima deste sábado (7), em Queimados, na Baixada Fluminense. Debaixo de um céu azul e forte calor, o tradicional Desfile Cívico movimentou a cidade e levou cerca de 10 mil amantes da pátria à Rua Guilherme Weinschenck, bairro Vila do Tinguá, para comemorar a data. Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o evento teve como tema “Comunicação é a Arte de Educar para Conviver” – assunto abordado durante todo o ano letivo nas escolas municipais.

Presente na ocasião, o Prefeito Carlos Vilela destacou a importância do desfile cívico para a cidade. “Queimados sempre deu um show de civismo, costumo dizer que essa população valoriza muito a nossa pátria, por isso, não podíamos deixar essa data tão especial passar em branco. É uma forma de homenagearmos e agradecermos aqueles que lutaram tanto pela independência do Brasil”, declarou o gestor.

A Banda Marcial Dragões Iguaçuanos, do Colégio Novo Horizonte, abriu o desfile dando um show de cidadania com suas músicas e coreografias. Em seguida, a Guarda Municipal, agentes do 24º Batalhão de Polícia Militar, alunos da Vila Olímpica e do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade também fizeram suas apresentações.

Mas o show principal ficou por conta dos estudantes das 30 escolas municipais e três creches públicas de Queimados. Com cartazes, figurinos e danças especialmente ensaiadas, os pequenos demonstraram que entendem muito de comunicação.

Durante todo o desfile, os estudantes mostraram que não importa o meio de comunicação, importante mesmo é se comunicar. As possibilidades apresentadas destacaram desde métodos antigos, como a rádio Novos Rumos – que foi homenageada por diversas escolas por ser a primeira rádio comunitária do Brasil e funcionar na cidade - aos mais recentes, como as redes sociais.

Inclusão e combate às fake news

A Língua Brasileira de Sinais, jornais, televisões, livros, revistas e telefones também foram homenageados durante as apresentações. Além de carregarem consigo mensagens de combate ao bullying virtual e às fake news.

De acordo com o Secretário da Pasta, Lenine Lemos, a importância do tema tem sido debatida durante todo o ano letivo nas escolas municipais. “Estamos vivendo um momento muito importante na comunicação do Brasil e não podíamos deixar de falar sobre este tema num evento tão importante como este. Acredito que a comunicação e a informação verídica também são fatores importantes para o desenvolvimento da nossa cidade. Hoje nossos pequenos alunos apresentaram tudo que aprenderam em sala durante esse período com nossas educadoras”, concluiu o educador.

Desfilando pela primeira vez, a estudante da E. M. Scintilla Exel, Letícia Oliveira (9), afirmou que adora utilizar os aparelhos eletrônicos para se comunicar. “Estou amando representar minha escola nesse desfile. O celular é um dos maiores meios de comunicação que eu utilizo, apesar de ter horário certo para mexer em casa”. De acordo com a mãe da pequena, Alessandra Oliveira (39), a menina insistiu muito para participar do ato de civismo. “É o primeiro ano dela na escola pública e só tenho elogios a fazer. Graças à dedicação dos professores e orientadores, o nível de aprendizado dela evoluiu muito”, concluiu a moradora do bairro Fanchem.

Outro participante do desfile, o pequeno Alian Silva (12), da Escola Municipalizada Santo Expedito, declarou já ser veterano no evento. “Gosto muito de participar deste momento tão importante para nós brasileiros. É um pequeno gesto para demonstrar meu amor pela minha cidade e escola”, afirmou o morador do bairro Santo Expedito.