Notícias


Homenagem à Rádio Novos Rumos e combate às fake news foram destaque do Desfile Cívico de Queimados

Evento, que já é tradição na cidade, aconteceu neste sábado (7) e reuniu cerca de 10 mil espectadores

07/09/2019 19:15

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Fotos: Igor Lima

Um show de civismo em comemoração aos 197 anos de Independência do Brasil: assim foi o clima deste sábado (7), em Queimados, na Baixada Fluminense. Debaixo de um céu azul e forte calor, o tradicional Desfile Cívico movimentou a cidade e levou cerca de 10 mil amantes da pátria à Rua Guilherme Weinschenck, bairro Vila do Tinguá, para comemorar a data. Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o evento teve como tema “Comunicação é a Arte de Educar para Conviver” – assunto abordado durante todo o ano letivo nas escolas municipais.

Presente na ocasião, o Prefeito Carlos Vilela destacou a importância do desfile cívico para a cidade. “Queimados sempre deu um show de civismo, costumo dizer que essa população valoriza muito a nossa pátria, por isso, não podíamos deixar essa data tão especial passar em branco. É uma forma de homenagearmos e agradecermos aqueles que lutaram tanto pela independência do Brasil”, declarou o gestor.

A Banda Marcial Dragões Iguaçuanos, do Colégio Novo Horizonte, abriu o desfile dando um show de cidadania com suas músicas e coreografias. Em seguida, a Guarda Municipal, agentes do 24º Batalhão de Polícia Militar, alunos da Vila Olímpica e do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade também fizeram suas apresentações.

Mas o show principal ficou por conta dos estudantes das 30 escolas municipais e três creches públicas de Queimados. Com cartazes, figurinos e danças especialmente ensaiadas, os pequenos demonstraram que entendem muito de comunicação.

Durante todo o desfile, os estudantes mostraram que não importa o meio de comunicação, importante mesmo é se comunicar. As possibilidades apresentadas destacaram desde métodos antigos, como a rádio Novos Rumos – que foi homenageada por diversas escolas por ser a primeira rádio comunitária do Brasil e funcionar na cidade - aos mais recentes, como as redes sociais.

Inclusão e combate às fake news

A Língua Brasileira de Sinais, jornais, televisões, livros, revistas e telefones também foram homenageados durante as apresentações. Além de carregarem consigo mensagens de combate ao bullying virtual e às fake news.

De acordo com o Secretário da Pasta, Lenine Lemos, a importância do tema tem sido debatida durante todo o ano letivo nas escolas municipais. “Estamos vivendo um momento muito importante na comunicação do Brasil e não podíamos deixar de falar sobre este tema num evento tão importante como este. Acredito que a comunicação e a informação verídica também são fatores importantes para o desenvolvimento da nossa cidade. Hoje nossos pequenos alunos apresentaram tudo que aprenderam em sala durante esse período com nossas educadoras”, concluiu o educador.

Desfilando pela primeira vez, a estudante da E. M. Scintilla Exel, Letícia Oliveira (9), afirmou que adora utilizar os aparelhos eletrônicos para se comunicar. “Estou amando representar minha escola nesse desfile. O celular é um dos maiores meios de comunicação que eu utilizo, apesar de ter horário certo para mexer em casa”. De acordo com a mãe da pequena, Alessandra Oliveira (39), a menina insistiu muito para participar do ato de civismo. “É o primeiro ano dela na escola pública e só tenho elogios a fazer. Graças à dedicação dos professores e orientadores, o nível de aprendizado dela evoluiu muito”, concluiu a moradora do bairro Fanchem.

Outro participante do desfile, o pequeno Alian Silva (12), da Escola Municipalizada Santo Expedito, declarou já ser veterano no evento. “Gosto muito de participar deste momento tão importante para nós brasileiros. É um pequeno gesto para demonstrar meu amor pela minha cidade e escola”, afirmou o morador do bairro Santo Expedito.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Atividades acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

Durante três dias, mais de 500 crianças e adolescentes participaram do projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo

Bairros Eldorado e Parque Olimpo recebem investimentos da prefeitura para melhoria da qualidade de vida

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Evento contará com oficinas para iniciantes e atividades recreativas gratuitas para crianças e adolescentes de cinco a 17 anos

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais