Notícias


Ronda Escolar garante segurança de alunos e professores em Queimados

Iniciativa da Prefeitura promove patrulhamento diário da Guarda Municipal nas 30 unidades de ensino da rede

05/09/2019 18:42

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Uma quarta-feira de rotina para os alunos Escola Municipal Oscar Weinschenck, no bairro Fanchem: no intervalo entre uma aula e outra, sorrisos tímidos e olhares de reconhecimento surgiam nos corredores. Afinal, acontecia mais uma visita dos agentes da Guarda Municipal do projeto “Ronda Escolar” à instituição. Criada pela Prefeitura de Queimados, por meio das Secretarias Municipais de Segurança e Ordem Pública e Educação, a iniciativa promove um trabalho de prevenção e combate ao crime no entorno de unidades de ensino da rede municipal.

Ao realizar patrulhamento nos horários de maior movimentação – geralmente na entrada e saída dos turnos –, os agentes da Guarda Municipal circulam pelas ruas próximas e dentro das escolas para coibir qualquer ação de aliciamento de menores, tráfico de drogas ou conflitos entre alunos.

De acordo com o Secretário da SEMUSOP, Sérgio Perfeito, a união entre as forças de segurança e as equipes escolares tem trazido resultados positivos junto à comunidade. “Essa relação é de suma importância, pois esse contato da Guarda Municipal junto a estudantes, professores e até familiares traz tranquilidade a todo o ambiente de aprendizado. Graças a este trabalho, nossos adolescentes e jovens sabem que podem contar conosco e que trabalhamos para o bem deles”, declarou o gestor.

Docentes seguros, escola tranquila

De acordo com dados divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) colhidos em 34 países, o Brasil lidera o ranking de violência contra docentes. A pesquisa, feita com base no relato de mais de 100 mil professores e diretores do segundo ciclo dos Ensinos Fundamental e Médio (alunos de 11 a 16 anos), alerta para a necessidade de fornecer um ambiente seguro para profissionais da educação.

“A presença da família na escola e a participação nos conselhos escolares contribui para o maior respeito aos docentes e colegas. Temos a sensação de segurança nas escolas e nossos alunos aprenderam a admirar os guardas como amigos. Não temos nenhuma ocorrência de violência a nossos professores nos últimos dois anos e isso é muito gratificante”, conclui o Secretário Municipal de Educação, professor Lenine Lemos.

Além das visitas rotineiras, a equipe - formada por quatro agentes - atende a chamados eventuais por parte da direção das unidades de ensino, como explica o Comandante da Guarda Municipal, Enéas Teixeira.

“De 7h a 19h, visitamos todas as 30 escolas municipais de forma alternada. Em unidades como Leopoldo Machado e Alberto Pirro, fazemos baseamento em horários específicos para coibir ações relacionadas à venda de drogas ou mesmo concentração de não-alunos na saída dos estudantes. Já no Oscar Weinschenck, garantimos a segurança dos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), que assistem aulas no turno da noite”, concluiu o Comandante. 

Rose Fidelis, diretora da E. M. Oscar Weinschenck, afirmou que o corpo docente aprova o projeto e que os familiares dos alunos têm total abertura para participar ativamente dessa nova fase da rotina escolar.

“É muito bom poder contar com a presença desses agentes onde estudam crianças e adolescentes, que é uma faixa etária vulnerável em relação à criminalidade. Os alunos respeitam a figura dos guardas, conversam e até brincam com eles. Os pais e responsáveis também ficam mais tranquilos sabendo que há ordem nas escolas onde seus filhos passam a maior parte do dia”, declarou a educadora.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Campanha foi antecipada na cidade. Meta é vacinar 43 mil pessoas do público prioritário definido pelo Ministério da Saúde

Aulas, atendimentos nos postos de saúde e nas secretarias estão suspensos

Ao todo, 17 ruas da região serão pavimentadas, após implantação de galerias pluviais e trabalho de drenagem. Serviço também inclui colocação meio-fio e sinalização

Encontros aconteceram nesta segunda-feira (18) após assassinato da moradora da cidade

Escola Municipal Profª Scintilla Exel, que atende aproximadamente 1,5 mil alunos, passará por melhorias em todos os espaços

Alunos da Escola Municipal Allan Kardec e do Ambiente Jovem realizaram os primeiros plantios. A iniciativa teve início nas ruas do Centro

Secretaria de Estado da Mulher desenvolverá programas e cursos de capacitação para as mulheres do município

Unidade passará por uma grande transformação que beneficiará mais de 500 alunos

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais