Com foco na comunicação, Queimados promove desfile cívico no próximo sábado (7)

Rádio Comunitária da cidade será um dos destaques nas apresentações realizadas por alunos da rede municipal

04/09/2019 18:17

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

O grito do Ipiranga que marcou a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822 será comemorado em grande estilo em Queimados, Baixada Fluminense. Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o tradicional Desfile Cívico da cidade acontecerá neste sábado (7), a partir das 9h, na Rua Guilherme Weinschenck, bairro Vila do Tinguá.

Com o tema “Comunicação é a Arte de Educar para Conviver”, o evento contará com a presença das 30 escolas municipais, três creches públicas, além de alunos do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Queimados (CAEEQ), Centro de Educação a Distância de Queimados (CEADQ), Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade, Vila Olímpica e Estação Cidadania Planeta Futuro. Bandas e fanfarras da região, agentes da Defesa Civil, Guarda Municipal e policiais do 24º Batalhão de Polícia Militar também participam da programação.

O Prefeito Carlos Vilela afirma que a tradição de celebrar o feriado já faz parte da cultura da cidade: “Sou nascido e criado em Queimados e sempre frequentei os desfiles da independência. Hoje é um orgulho poder fazer parte da promoção desta tradição como gestor municipal. Nossa cidade dará um show de civismo, como faz todos os anos. Vamos lotar o evento e apoiar nossos alunos”, destacou o gestor.

O Secretário da Pasta, professor Lenine Lemos, explicou como os trabalhos pedagógicos, que foram pensados para o ano letivo, serão mostrados ao público. “Os projetos que serão apresentados foram desenvolvidos por cada escola sob o tema gerador de 2019, que é a comunicação. Os anos finais, por exemplo, escolheram falar sobre a rádio Novos Rumos, que é a primeira rádio comunitária do Brasil e funciona aqui na nossa cidade. Será um dia de muitas emoções e estamos felizes por isso”, declarou o educador.

O que muda no trânsito?

O trânsito sofrerá algumas mudanças no dia do Desfile Cívico. Algumas ruas serão interditadas das 8h às 17h. O ponto de interdição começa pela Rua Guilherme Weinschenck, beirando a estação ferroviária (trecho compreendido do viaduto até a Rua Fluminense). O segundo ponto será da Rua Hortência, no trecho da esquina com a Rua Hernani até a esquina da Rua Manoel de Assis.

Também serão interditados o trecho da Rua Manoel de Assis, da esquina com a Rua Hortência até esquina com a Rua Guilherme Weinschenck e o da Rua Amélia, trecho entre a esquina com a Rua Hortência e a esquina com a Rua Guilherme Weinschenck.

Durante o evento, o fluxo de trânsito será desviado pela Rua Janira e o estacionamento dos ônibus escolares - que farão a locomoção de estudantes e docentes até o local - será na Rua Guilherme Weinschenck (esquina com a Rua Fluminense) e deverá ser acessado pela Rua Hortência.