Notícias


Merenda sem veneno e incentivo à agricultura familiar são realidade em Queimados

​​​​​​​Com foco no cardápio servido nas escolas municipais, Prefeitura investe na compra de alimentos orgânicos produzidos na cidade

03/09/2019 00:00

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL E AGRICULTURA

Imagens: Igor Lima/ SEMCOM

Uma merenda escolar de qualidade, rica em nutrientes e livre de agrotóxicos. Essa é a proposta da Prefeitura de Queimados que, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Desenvolvimento Rural e Agricultura, vai direcionar cerca de R$700 mil à compra de alimentos agroecológicos produzidos por agricultores da cidade.

A decisão acontece em concordância com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), como explica o Prefeito Carlos Vilela. “Idealizada pelo Governo Federal, essa lei prevê que pelo menos 30% dos insumos utilizados na alimentação escolar devem ser adquiridos junto à agricultura familiar local. Para nós, é um prazer imenso cumprir esta determinação, unindo qualidade no que servimos aos nossos estudantes ao incentivo econômico que esses trabalhadores rurais merecem. A cidade sai ganhando como um todo”, afirma o gestor.

 

A novidade beneficiará produtores dos assentamentos rurais  dos bairros Fazendinha, Chapadão (Santo Expedito), Capoeirão, Vista Alegre e Vilar Grande e, nesta primeira etapa, deve alcançar cerca de 40 famílias. Para participar do projeto, os produtores precisam ter os seguintes documentos: certificado de posse ou arrendamento da propriedade,  atestado de produtor (emitido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER), Declaração de Aptidão da Agricultura Familiar (DAP) e certificado de produtor orgânico.

Sec. Edu. Lenine Lemos (e), produtor Alex Sandro, Sec. Agricultura
Abílio Cardoso, Pref. Carlos Vilela e Dir. de Des. Rural Tarcísio Moura

“Esse tipo de ação gera emprego no campo e uma expectativa de crescimento muito grande para esta categoria. Nossa gestão tem dado um incentivo dez vezes maior que no passado para que os filhos da terra permaneçam aqui, plantando e tendo retorno. Isso dá oportunidade para que haja escoamento da produção agrícola dessas famílias tanto para merenda escolar como, num futuro próximo, também para hortifrutis e supermercados”, declara o  Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Abílio Cardoso. 

Os interessados em se cadastrar devem comparecer à SEMDRAG  (Secretaria Municipal de Desenvovimento Rural e Agricultura), localizada na Rua Francisco Gabriel Neto, nº 0, Fanchem, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O órgão também atende pelo (21) 2779-8484.

Comida saudável, alunos felizes

Para a nutricionista responsável pela elaboração do cardápio servido nas 33 unidades educacionais do município,  Naja Reis, a medida de  priorizar alimentos orgânicos e agroecológicos gera um impacto positivo no cotidiano dos estudantes.

“Como profissional de nutrição, vibro com o fato de podermos contar com alimentos livres de veneno no cardápio escolar. Aqui no município sempre prezamos por ultrapassar a meta do PNAE - que é  garantir 200 gramas semanais de frutas, verduras e legumes por criança - e com essa medida conseguiremos fornecer esses gêneros todos os dias da semana. Isso significa mais fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de uma mudança de hábitos para este aluno, que passa a ter uma educação nutricional muitas vezes inexistente em casa”, afirma a profissional.

Para ser considerado orgânico, o alimento tem que ser produzido em um ambiente com princípios agroecológicos que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais. Não são permitidos o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente, nem de fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos (Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional – Caisan).

E é desta forma que Alex Sandro Batista (45) cultiva alimentos como pimentão, pepino, batata-doce, banana, berinjela e alface em seus três hectares de terra. Apaixonado pela vida no campo, o agricultor está esperançoso com a possibilidade de aumentar a renda vendendo sua produção dentro da própria cidade. 

“Vim para Queimados há 30 anos e planto aqui desde então. Minha mulher me ajuda com a logística de separar o que é colhido, pesar,

fazer a contabilidade. Se eu pudesse não sairia daqui de dentro. Amo produzir, saber como tudo que consumo é feito, e agora terei tranquilidade para produzir sabendo que a venda das mercadorias é certa”, declara o morador do  bairro Fazendinha.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Lenine Lemos, a  preocupação com a qualidade da merenda oferecida aos cerca de 16 mil alunos da rede de ensino reflete a seriedade da gestão municipal.

“Estamos trabalhando muito para viabilizar essa política de incentivo aos nossos produtores. Duas empresas que associam os agricultores e organizam a compra e venda desses insumos já venceram a licitação para começarmos. É um sonho antigo dar prioridade aos alimentos produzidos na nossa cidade em um assunto tão sério como a merenda escolar”, frisa o educador.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Vagas são limitadas e acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados

Atividades acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

Durante três dias, mais de 500 crianças e adolescentes participaram do projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo

Bairros Eldorado e Parque Olimpo recebem investimentos da prefeitura para melhoria da qualidade de vida

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais