Alunos de escola pública de Queimados viajam nas páginas de livro na Bienal

Crianças que tiveram suas histórias eternizadas em obra literária, apresentada na maior feira literária do país, têm dia de protagonistas

02/09/2019 20:00

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

IMG André Uchôa

Quando se trata do mundo da imaginação proporcionado pela leitura, cada página pode conter universos fantásticos, seres extraordinários ou até mesmo histórias do cotidiano. E se, de repente, suas aventuras virassem um livro? Para 64 alunos da Escola Municipal Professor Washington Manoel de Souza, localizada em Queimados, serem protagonistas de um conto literário se tornou realidade. Neste sábado (31), os autores da obra “Tarde de Autógrafos com o sexto ano”, participaram do segundo dia da 19º edição da Bienal Internacional do Livro, evento que acontece no Riocentro e reúne grandes nomes da literatura brasileira.

Contagiados pela maior feira literária do país, os escritores viveram um verdadeiro sonho. Com direito a autógrafos, selfies e até mesmo entrevista para emissoras de televisão, os artistas brilharam no stand 67, cedido pela Sinpro-Rio, da Orientadora Educacional e professora da rede pública de ensino de Queimados, Cilene Maria Cavalcanti. Ela também é autora do livro “Lygia Bojunga e suas histórias”, que está disponível na Bienal

Emocionada com a proporção do projeto, a professora de Língua Portuguesa, Vanessa do Valle, conta o prazer de proporcionar esse momento: “Estar na bienal junto aos alunos é muito mais do que sonhava, pois estamos lançando, mais uma vez esse livro, que tem feito sucesso por onde passa. Hoje, na verdade, eles não são apenas alunos, mas verdadeiros escritores”, disse.

Segundo o Secretário de Educação, Lenine Lemos, a cidade tem investido na implementação das salas de leitura e no incentivo à escrita: Ler e escrever são ferramentas fundamentais para se conviver em sociedade. Queimados tem cumprido o seu papel em continuar incentivando o prazer pela leitura dentro e fora das salas de aulas. Esse objetivo é de toda rede e por isso contamos com mais de 30 articuladores de leitura nas escolas da rede municipal”, afirmou o gestor.

Para sempre na memória

Autor Marcus Vinicius

Se para alguns a bienal é mais um evento literário que acontece em dois e dois anos no estado, para os alunos da rede pública de Queimados, o momento ficará para sempre marcado em suas vidas.

Ao lado do seu amigo Matheus, o co-autor do livro Natan Albuquerque (14) do 7º ano, diz que o momento é inesquecível: “Estou achando tudo muito maneiro. Aqui é enorme e não estou acreditando que meu livro com as minhas histórias estão aqui para que outras pessoas vejam”, contou.

“Foi o melhor passeio dos últimos anos da minha vida. E mesmo quando estiver velhinho irei lembrar-me deste momento, a qual desejo mostrar aos meus filhos que escrevi um livro e lancei no maior evento do mundo”, confessou o co-autor Marcus Vinicius (13).