Em busca da vida saudável, pacientes de programa contra o tabagismo comemoram a vitória sobre o vício

Uma série de palestras foi realizada pela Prefeitura de Queimados, nesta quarta, em comemoração ao Dia Nacional do combate ao fumo

28/08/2019 00:00

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Fotos: André Uchôa SEMCOM/PMQ

Pensando em prevenir o número de pessoas fumantes no município, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (28) uma série de palestras gratuitas para cerca de cem pacientes do Programa Municipal de Vigilância e Controle do Tabagismo. O evento é em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, que abordou o tema “Tabaco ou saúde: o uso do Narguilé” e aconteceu no Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes – CETHID.

Criado em 1986, por meio da Lei Federal 7.488, a data tem por objetivo reforçar as ações de sensibilização dos danos causados à saúde pelo uso excessivo do tabaco. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tabagismo é considerado uma doença pediátrica, pois 80% dos fumantes começam a fumar antes dos 18 anos. No Brasil, 20% dos fumantes começaram o uso do cigarro antes dos 15 anos.
A meta, segundo a Secretaria de Saúde Drª Lívia Guedes, é alertar a população sobre o impacto negativo que o uso do tabaco exerce sobre a saúde, além de ser um fator de risco para o desenvolvimento de doenças pulmonares: “O tabagismo, em si, é uma doença crônica grave, que causa diversas complicações. O uso contínuo das substâncias causa 90% de todos os cânceres de pulmão, por isso a proposta é que continuamos impulsionando o tema desta palestra durante o ano vigente”, frisou.
Tratamento Gratuito
E quem está feliz e bem mais saudável é o casal Jorge Rodrigues (57) e Luciana Souza (48), do bairro Fanchem. Os dois são tão unidos que começaram juntos o tratamento e, após um longo período inserido no programa, receberam a notícia da alta: “Eu fumava dois maços por dia durante 33 anos da minha vida. E foi a partir de roda de conversas entre amigos que descobri os efeitos graves que as substâncias causam no organismo. Foi a partir disso que decidi procurar um tratamento que pudesse me ajudar a vencer esse desafio” destacou.
O sucesso do programa é tanto que o morador do bairro Vila do Tinguá, Marcio Nunes (44), está feliz com o resultado e ressalta o atendimento recebido: “Estou próximo de ter alta. Fumei durante 28 anos, e foi por questões de saúde que decidi fazer o tratamento. O atendimento recebido pelos profissionais é de excelência”, concluiu o vigilante.
Você tem mil motivos para parar de fumar. Isso porque o município conta com um Programa de Vigilância e Controle do Tabagismo, que oferece prevenção, tratamento e acompanhamento gratuito aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que desejam parar de fumar. O cuidado é tão grande da rede que a iniciativa envolve psicólogos e enfermeiros.
Os interessados em deixar de lado o vício, devem se dirigir ao anexo do Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes – CETHID, que fica localizado na Rua Onze, s/nº, Vila Pacaembu. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30, e é necessário que o paciente leve os documentos de identidade e cartão do SUS.