Educação inclusiva é tema de palestra em Queimados

Evento em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla aconteceu nesta segunda (26) e reuniu pais, alunos e educadores

26/08/2019 00:00

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Para debater formas de implantar os conceitos de inclusão e igualdade em sala de aula, a Prefeitura de Queimados, por meio de Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta quinta-feira (26), uma palestra com o tema “Educação, lúdico e favela (Inclusão Social)”. O encontro, que aconteceu no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha e envolveu pais, professores e alunos da rede pública de ensino, faz parte da programação pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

No Brasil, a regulamentação mais recente em relação à Educação Especial é o Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pela Lei nº 13.005, de 2014. O documento, entre outras metas e objetivos, estabelece que a Educação Especial abranja todos os segmentos da escolarização (da Educação infantil ao Ensino Superior).

De acordo com o Secretário da Pasta, Lenine Lemos, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço que a cidade busca implementar em todas as suas vertentes. “As salas de recursos multifuncionais (SRMF) são espaços destinados ao aprendizado diferenciado do ensino escolar regular, com abordagem lúdica voltada a identificar e elaborar métodos de ensino que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos. Temos 17 salas atendendo 330 alunos e suas famílias”, afirma o gestor.

Para o palestrante Jonathan Aguiar, o debate busca envolver não apenas o público-alvo da Educação Especial, como também pessoas que sofrem pelo contexto social onde estão inseridas. “ O objetivo desse encontro é apresentar para todos que a inclusão social é um processo diário onde você lida com alunos que vão enfrentar as suas dificuldades. Mas para além disso, devemos pensar nessa inclusão não somente para os estudantes com deficiência, mas também para aqueles sujeitos que vivem determinados conflitos sociais, que vêm das camadas populares; é preciso compensar essa inclusão como um todo”, explica o doutorando em educação e autor do livro “Educação, Lúdico e Favela: Quantos tiros são necessários para aprendizagem?”.

Múltiplas Inteligências

Nicholas Tatagiba (9) não possui nenhum diagnóstico de deficiência intelectual ou múltipla, mas sua responsável Sueli Tatagiba (67) conta que o menino tinha problemas para absorver os ensinamentos passados pelos professores antes de fazer parte de uma das salas de recurso. “Ele sempre foi muito agitado, não queria fazer as atividades e nem anotar nenhuma matéria, os professores começaram a achar que ele não sabia e não conseguia aprender. Sugeriram que buscássemos médicos, mas nenhum diagnóstico foi feito, mesmo assim ele entrou para a sala de recursos e todos viram como ele é inteligente apenas não gostava de aprender na sala regular”, relembra a tia-avó do estudante, que cursa o 3º ano do ensino fundamental.

Durante o evento, Nicholas não parava de explicar a todos como seu novo projeto - criado a partir de suas próprias ideias - faria sucesso no seu país preferido: o Japão. “Eu não gosto do Japão pela comida (porque não como nenhum tipo de carne), eu gosto pela tecnologia. Tenho certeza que eles iam gostar do meu novo projeto: água colorida”, falou empolgado enquanto corria para mostrar sua foto em um painel exposto no evento.

A professora Cíntia Celeste, responsável pela sala de recursos da Escola Municipal Leopoldo Machado, garante que o menino ama estudar do seu jeito. “Cada indivíduo tem uma maneira de aprender e não existe apenas um método de ensino. Na sala de recursos buscamos ter um olhar diferenciado de crianças como o Nicholas, que tem suas especificidades de aprendizado, para que a gente consiga alcançar o que ele quer receber e não o que a gente acha que ele deve aprender”, conclui a servidora.

Além das 17 salas de recursos, Queimados também conta com um Centro de Atendimento Educacional Especializado de Queimados (CAEEQ). No equipamento funcionam oficinas pedagógicas como letramento, psicomotricidade, Educação de Jovens e Adultos (EJA), estimulação infantil, matemática e raciocínio lógico, desenvolvimento fonológico e arte terapia, além de atividades voltadas para os responsáveis e familiares dos estudantes durante o atendimento.

Centro de Atendimento Educacional Especializado de Queimados

Endereço: Rua Francisco Xavier de Oliveira, Nº 230 - Vila Nascente