Ambulatório Municipal de Saúde Mental é reinaugurado em Queimados

Nova sede conta com oito salas para atendimento em Psicologia e Psiquiatria, Neuropediatria, Fonoaudiologia infantil e Assistência Social

27/08/2019 00:00

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Divulgação: SEMCOM PMQ - IMG Igor Lima

Saber lidar com as boas e más emoções e estar bem consigo mesmo faz parte de uma mente saudável. E para garantir esse direito, a Prefeitura Municipal de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou nesta segunda (26), a nova sede do Ambulatório de Saúde Mental da cidade. Estiveram presentes na cerimônia o Prefeito Carlos Vilela, a primeira-dama Lúcia Vilela, o Vice-Prefeito Machado Laz, a Secretária da Pasta, Dra. Lívia Guedes, e os demais secretários municipais.

O equipamento fica na Rua São Sebastião, nº 51, no bairro Vila do Tinguá e conta com oito salas para atendimento ao público, além de um amplo espaço que abrigará oficinas de trabalhos para os pacientes em atendimento na unidade. A unidade, que já realizou mais de 3,5 mil atendimentos ambulatoriais só nos quatro primeiros meses deste ano, tem um corpo médico formado por 10 profissionais nas especialidades de Psicologia (adulto e infantil) e Psiquiatria (adulto), Neuropediatria, Fonoaudiologia infantil e Assistência Social.

“Nossa gestão já entregou seis equipamentos de saúde e pretende entregar mais dois, um no bairro Belmonte e outro no Campo da Banha. Trabalhamos diariamente para oferecer serviços de saúde mais completos à nossa população e, esse trabalho da saúde mental, visa trazer estabilidade e amparo aos pacientes que estão em situação de vulnerabilidade emocional, tornando assim a vida deles menos complicada”, concluiu o Prefeito Carlos Vilela.

Para a Secretária da Pasta, Dra. Lívia Guedes, a mudança se fez necessária para acomodar melhor tanto os pacientes, como a equipe médica. “Neste novo endereço conseguiremos atender melhor toda a população que carece deste atendimento psicológico. Nosso objetivo é ampliar a quantidade de vagas disponíveis para quem busca esse tipo de ajuda”, explicou.

A rede Municipal de Atenção à Saúde Mental conta com cinco unidades de

tratamento que são: Centros de Atenção Psicossocial (Caps), destinado a adultos, Centros de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi), um Núcleo de Álcool e Drogas e quatro residências terapêuticas – unidades que servem de moradia para os pacientes com distúrbios graves oriundos de hospitais psiquiátricos.

Confira abaixo a lista das unidades de tratamento:

Capsi (Centro de Atenção Psicossocial Infantil)

Rua Heloísa, nº 824 - Centro - Queimados/RJ (21) 2665-1238

Caps (Centros de Atenção Psicossocial)

Travessa Marques, nº 195 - Centro - Queimados/RJ (21) 2665-1799

Núcleo de Álcool e Drogas

Rua Maria Luiza, nº 14 - Santa Catarina - Queimados/RJ (21) 2779-9103

Ambulatório de Saúde Mental

Rua São Sebastião, nº 51, no bairro Vila do Tinguá - Queimados/RJ (21) 2665-1391