Notícias


Piquenique ecológico marca encontro de crianças especiais de Queimados com a natureza

Cerca de 40 alunos que participam das salas de recursos da rede pública de ensino participaram das atividades nesta quinta (22)

22/08/2019 17:37

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Um dia diferente para cerca de 40 crianças mais que especiais de Queimados. Isso porque a aula desta quinta-feira (22) foi de muita diversão e aprendizagem para os alunos de 17 escolas da rede pública municipal de ensino que possuem sala de recursos. É que a Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Ambiente e Defesa dos Animais, realizou um piquenique ecológico na Área de Preservação Ambiental (APA) Horto Luiz Gonzaga de Macedo, no bairro Fanchem. A atividade realizada é em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

A chuva não foi o motivo de desistência. Com muita disposição os professores das salas de recursos foram ensinando de forma lúdica a importância de cuidar e preservar o meio ambiente. Durante toda manhã, os alunos junto aos seus pais, percorrem pela trilha Pau-Brasil. Na atividade também foi realizado o plantio de 45 mudas de Sibipiruna,Ingá Branco, Miramba Rosa, Capororoca Orelha de Nego e Arco de Piepa, Farinha Seca e Samaneia. A atividade realizada visou à interação e valorização da pessoa com deficiência. O encontro contou com a participação de profissionais da Educação Especial, responsáveis de educandos.

No total a rede municipal de ensino conta com 100 profissionais capacitados para trabalharem de cerca de 300 alunos que possuem diferentes deficiências, entre eles: cuidadores, intérpretes e professores da sala de recursos. “Estamos felizes com o novo momento da educação da cidade, em relação a inclusão. Nossa rede mais que dobrou o atendimento nos últimos dois anos e eventos como o de hoje é uma demonstração que a gestão municipal vem entendendo a necessidade de todos estarem envolvidos nesse processo de socialização. Por isso estamos contratando pelo concurso passado mais cuidadores e ampliando o atendimento nas unidades”, contou o professor e Secretário de Educação Lenine Lemos. 

Já a Secretária Municipal de Ambiente e Defesa dos Animais, Gabriela Chernicharo, destacou a importância do local para a população: "Aqui é um espaço muito especial. Os queimadenses de todas as idades podem ter um momento único com a natureza, pois oferecemos segurança para todos os visitantes. Foi um prazer receber nossas crianças que passaram uma manhã maravilhosa junto com toda equipe. Tenho certeza que nem o mau tempo atrapalhou a diversão", completou.

E quem aproveitou esse momento foi o aluno da E.M Metodista Daniel Albino. Com apenas nove anos, o pequeno plantou sua primeira árvore acompanhado da sua mãe Adriana Albino (43), que comemorou a iniciativa: “O trabalho feito pela educação está lindo demais. Fiz questão de vir acompanhar esse momento. Daniel tem autismo, mas pelo o trabalho realizado tenho visto mudanças positivas”, frisou a mãe.   

Além das 13 salas de recursos, a cidade também conta com o Centro de Atendimento Educacional Especializado de Queimados (CAEEQ). No equipamento, funcionam oficinas pedagógicas como letramento, psicomotricidade, Educação de Jovens e Adultos (EJA), estimulação infantil, matemática e raciocínio lógico, desenvolvimento fonológico e arte terapia, além de atividades voltadas para os responsáveis e familiares dos estudantes durante o atendimento.

Procurado por muitos visitantes para momentos de lazer e aventura ou para os que estão em busca de um contato mais próximo com a Natureza, o espaço conta com três com três trilhas ecológicas: Ipê Amarelo (Nível Leve – 531m); Pau-Brasil (Nível Moderado – 423m) e Pau-ferro (Nível Moderado – 492m). No total de 7,34 hectares.

Para os interessados o Horto está localizado na Rua Francisco Gabriel Neto, com funcionamento de segunda a segunda, das 8h às 18h, incluindo feriados.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Vagas são limitadas e acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados

Atividades acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

Durante três dias, mais de 500 crianças e adolescentes participaram do projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo

Bairros Eldorado e Parque Olimpo recebem investimentos da prefeitura para melhoria da qualidade de vida

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais