Notícias


Queimados incentiva cultivo de plantas e horta doméstica

Primeira aula do curso oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura reúne mais de 25 alunos

08/08/2019 14:47

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL E AGRICULTURA

Fotos: André Uchôa

Ervas que saborizam a comida, flores  que enfeitam os jardins e muito contato com a natureza. Assim têm sido as aulas para cerca dos 27 alunos que participam do curso de Horta Doméstica, oferecido pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura (SEMDRAG), em parceria com a EMATER-RIO. A iniciativa que visa incentivar os moradores a iniciarem o cultivo de plantas em suas próprias casas, teve inicio nesta quarta-feira (7) na sede da pasta.  

As aulas acontecem todas as quartas-feiras com duração de duas horas cada e, estão divididas em quatro módulos que abordarão temas como: importância do cuidado com o solo, adubação, calagem, plantio, irrigação, inseticida caseiro, compostagem doméstica e aula prática de plantio. Ao final do curso, os alunos participarão de uma formatura com direito a certificado de conclusão.

 

Legenda

Para o Secretário da Pasta, Abilio Cardoso, o curso de horta doméstica prestigia os moradores da cidade que tanto desejavam aprender mais sobre essas técnicas. "Essa demanda surgiu da própria população que sentiu a necessidade de aprender como plantar diversas espécies dentro de suas residências em um espaço limitado", exemplificou o gestor.

Formado como Técnico em Agropecuária e graduado em Gestão Ambiental, Sidney da Silva comentou sobre os principais objetivos dos encontros. "A nossa intenção é promover a segurança alimentar que é um conjunto de normas de produção, transporte e armazenamento de alimentos e, também, atender a população mais carente aliado ao desenvolvimento sustentável no município", frisou o professor.

 

Legenda

Moradora do bairro Vila das Porteiras, Deise Azevedo (43), foi convidada por sua filha, estudante Juliana

Azevedo (25), a participar das aulas na sede da SEMDRAG. "Pensando na saúde da minha família fui motivada a fazer esse curso para aprender a forma correta de cultivar os alimentos mais saudáveis e natural possível. A minha filha, sempre teve muita consciência ambiental e hoje estamos juntas levando conhecimento e saúde para nossas mesas", concluiu a mãe.

Os interessados em obter mudas de plantas podem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura, que está localizada na Rua Francisco Gabriel Neto, s/nº - Fanchem. O órgão atende pelo telefone (21) 2779-8484. 

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Campanha foi antecipada na cidade. Meta é vacinar 43 mil pessoas do público prioritário definido pelo Ministério da Saúde

Aulas, atendimentos nos postos de saúde e nas secretarias estão suspensos

Ao todo, 17 ruas da região serão pavimentadas, após implantação de galerias pluviais e trabalho de drenagem. Serviço também inclui colocação meio-fio e sinalização

Encontros aconteceram nesta segunda-feira (18) após assassinato da moradora da cidade

Escola Municipal Profª Scintilla Exel, que atende aproximadamente 1,5 mil alunos, passará por melhorias em todos os espaços

Alunos da Escola Municipal Allan Kardec e do Ambiente Jovem realizaram os primeiros plantios. A iniciativa teve início nas ruas do Centro

Secretaria de Estado da Mulher desenvolverá programas e cursos de capacitação para as mulheres do município

Unidade passará por uma grande transformação que beneficiará mais de 500 alunos

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais