Curso de Defesa Civil forma 'novos agentes' no CIEP - 341 Sebastião Pereira Portes em Queimados

Durante três meses, jovens estudantes recebem aulas de prevenção contra desastres naturais, incêndios e enchentes

07/08/2019 12:37

SECRETARIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL

Com o objetivo de formar jovens preparados para agir em situações de crise como incêndios,

Divulgação SEMCOM PMQ - IMG Igor Lima

desmoronamentos e enchentes, a Prefeitura Municipal de Queimados, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Civil, promove o Projeto 'Defesa Civil em Busca da Resiliência' em escolas da rede pública de toda a cidade. Nesta segunda-feira (6), a iniciativa formou mais uma turma de 'novos agentes'. Desta vez, cerca de 20 estudantes do CIEP – 341 Sebastião Pereira Portes aprenderam técnicas de ações preventivas, assistenciais, recuperativas e de socorro imediato destinadas a evitar desastres e a minimizar impactos junto à população. Desde o início dos treinamentos, quase 120 pessoas - entre alunos e funcionários de instituições de ensino -, receberam esta capacitação no município. A próxima cerimônia de entrega de certificados acontece nesta quarta-feira (7), no Colégio Estadual Dom Bosco.

O curso, que têm carga horária de 40 horas e dura aproximadamente três meses, aborda conceitos básicos da Defesa Civil tais como: medidas de prevenção contra incêndios e acidentes domésticos, doenças sexualmente transmissíveis, violência e intolerância na atualidade, remoção de colmeias,valorização do profissional de educação e continuação do projeto por meio de agentes multiplicadores de informação.

O Secretário Municipal de Defesa Civil, Vagner Luiz dos Santos, ressaltou o valor do projeto. “A Defesa Civil dentro das escolas vem realçar as ações com crianças e jovens, gerando assim, desde cedo, a cultura de prevenção e proteção civil, inserindo nas gerações atuais e futuras um comportamento de práticas mais seguras que visam à redução do risco de desastres”, declarou o gestor.

Raquel Santos (17) e mãe Simone dos Santos (51)

Já André Faria, Coordenador da Defesa Civil de Queimados, explicou como é preparado o conteúdo do projeto.

“A premissa do curso é levar o conceito da Defesa Civil para dentro das unidades de ensino, mas, antes de começarmos o projeto, mapeamos as principais causas de crises que existem nas unidades com a finalidade de personalizar o conteúdo, pois sabemos que os alunos repassam as informações para sua comunidade, exercendo assim a cidadania tão importante para o desenvolvimento social do nosso município”.

Aluna do 3º ano do ensino médio, Raquel dos Santos (17) falou sobre o grande aprendizado que a iniciativa proporcionou para toda a vida. “Foi muito bom ter a visão de todos esses conteúdos que podemos utilizar tanto para a nossa vida pessoal como para a profissional, pois ele fez com que eu saísse da minha zona de conforto. Ensinei para minha mãe e meus irmãos, por exemplo, que o botijão de gás não é capaz de explodir como muitos pensam, instrução que eu aprendi aqui com a Defesa Civil”, pontuou a moradora do bairro Jardim Queimados