Queimados entrega Vale Social e credenciais especiais para idosos e deficientes físicos

Mais de 4 mil moradores já foram beneficiados com os documentos que dão gratuidade no transporte público para tratamento médico e vagas em estacionamento

01/08/2019 19:25

SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSPORTE E TRÂNSITO

Direitos assegurados com Vales Sociais e credenciais especiais para idosos e deficientes: assim começou a manhã desta quinta (1) para 57 queimadenses que receberam gratuidades no transporte para consultas médicas e prioridade em vagas especiais de estacionamentos públicos e privados em todo o território nacional. A cerimônia, que contou com a presença do Prefeito Carlos Vilela, do Secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Allan Perfeito, e do vereador Antônio Almeida, aconteceu na sede da SEMUTTRAN.

Os beneficiados pela iniciativa foram recebidos com um farto café da manhã e um bate-papo com os gestores municipais para tirar dúvidas acerca da utilização dos documentos. “Temos muito interesse em divulgar o importante trabalho da Secretaria de Transporte ao cidadão queimadense que ainda não sabe que tem esse direito garantido. Afinal, pessoas com doenças crônicas, deficiências ou idade mais avançada merecem ter mais acessibilidade”, afirmou o Prefeito Carlos Vilela.

Para o Secretário da Pasta, Allan Perfeito, o compromisso da gestão é amenizar as dificuldades do cotidiano de quem mais precisa, como aqueles que fazem tratamento médico. "Já chegamos ao número de 4 mil benefícios entregues aos moradores da cidade. Fazemos tudo para facilitar a vida de quem, de outra forma, precisaria ir até a cidade do Rio de Janeiro para dar entrada e acompanhar o processo de emissão dos documentos, o que é feito pelos nossos funcionários todos os meses”, explicou o gestor.

Morador do bairro São Jorge e portador de polineuropatia crônica - doença que limita sua locomoção e afeta a coluna cervical -, Wellington Cardoso (36) falou sobre a expectativa de poder estacionar em locais mais cômodos. ”É muito importante receber este documento, pois é uma garantia a mais de que poderei estacionar em locais próximos às entradas dos lugares que frequento. Dei entrada na documentação aqui na Secretaria e, em apenas 15 dias, já estava pronto para vir buscar”, afirmou o operador de refrigeração.

Como conseguir os documentos?

Ambos os benefícios são oferecidos à população em acordo com as leis federais 303 e 9.503 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e as leis municipais 1.376/17 e 1.321/16. Para adquirir o Vale Social, é necessário comparecer à SEMUTTRAN durante dias úteis (exceto às quartas-feiras), das 8h às 17h. Um formulário que deve ser preenchido por um médico – que atestará a necessidade de tratamento temporário ou vitalício – será dado ao cidadão. Após esta etapa, é necessário retornar ao local portando identidade, CPF, comprovante de residência e laudo médico emitido há, no máximo, três meses para dar início ao processo de emissão do documento.

Já para requerimento de autorização especial de estacionamento para deficientes e idosos, os interessados devem apresentar, além dos documentos pessoais relacionados acima, laudo médico. A SEMUTTRAN funciona na Rua Padre Marques, 314, Centro e atende pelos telefones (21) 2665-6101 / 2779-9813.