Notícias


Prefeitura de Queimados qualifica duas mil pessoas para o mercado de trabalho

Cerimônia de entrega dos certificados contou com os formandos dos cursos gratuitos de Designer de Sobrancelha, Barbeiro, Informática, Desenho, Inglês e Teatro

18/07/2019 00:00

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO

SEMCOM  - IMG Thiago Loureiro

Um papel que pode significar uma mudança de vida. Com o certificado nas mãos, mais de 200 alunos que participaram e concluíram seis dos 39 cursos oferecidos pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, estão qualificados para o mercado de trabalho. A  cerimônia de entrega foi realizada, nesta quinta (18), no Teatro Delcy de Souza, localizado nas dependências do Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU), e recebeu os formandos em Designer de Sobrancelha, Barbeiro, Informática, Desenho, Inglês e Teatro Infantil.  O objetivo é que até a próxima semana cerca de dois mil alunos recebam seus títulos. 

O local estava lotado e a alegria era notável no rosto de cada aluno. Os alunos que concluem os cursos recebem um certificado que os auxiliam no ingresso ao mercado de trabalho. A iniciativa faz parte do projeto “Cultura em Ação”, que visa oferecer capacitação profissional a crianças, jovens e adultos do município. Estiveram presentes ao evento, além do Prefeito Carlos Vilela e do Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Lessa, os Secretários de Educação, Lenine Lemos; de Ambiente e Proteção dos Animais, Gabriela Chernicharo; da Terceira Idade, Maricéia Peluzio e a Primeira-Dama, Lúcia Vilela. 

As aulas são realizadas na própria sede do CEU - Planeta Futuro, no bairro São Roque e, dependendo do curso, podem durar de 3 a 6 meses. Após a efetivação da matrícula, as vagas são definidas por meio de um sorteio público. O Prefeito de Queimados, Carlos Vilela, falou sobre a importância dos cursos para a população. “Nossa missão é qualificar a juventude para integrar o mercado de trabalho que está bastante concorrido e, deste modo, o município está cumprindo o seu papel. Ser não for pela educação e capacitação, a chance de emprego diminui bastante”, frisou. 

O espaço que já recebeu aprovação nacional pela sua atuação em todo território, através de um relatório pelo Ministério da Cultura, que pontuou os mais de 131 CEU’s do Brasil, já formou ao todo mais 8 mil alunos em diversos cursos, desde 2016.  Segundo o Secretário da Pasta, Marcelo Lessa, em breve outros bairros da cidade, como: Inconfidência e Fanchem serão contemplados com o projeto: “Estamos alinhando com outros bairros a possibilidade ampliar os cursos para os moradores que não conseguem se inscrever nas modalidades oferecidas pelo CEU. Para isso acontecer, estamos realizando parcerias", disse o gestor.

     Mais qualificação e novos sonhos

Camila Carvalho Nogueira (28)

O espaço que mudou a vida dos moradores do bairro São Roque é focado em políticas públicas que promovam a prevenção à violência e à vulnerabilidade social. O local também promove lazer e aprendizado para a população. E quem confirma isso é a moradora do Centro, Camila Carvalho Nogueira (28), que se formou no curso de manicure. A jovem conta que teve dificuldades de se matricular em um curso que validaria sua profissão: “Muitos não têm essa oportunidade de aperfeiçoar o seu talento. Eu, quando vi essa porta quis logo entrar e conquistar o sonhado diploma (risos)”, disse a manicure que já atua há 5 anos no mercado.

 

 

Lara Cazé (8)

Já a aluna de Teatro Infantil, Lara Cazé (8), sonha em um dia trabalhar comoatriz. A pequena disse que aprendeu muito nas aulas ministradas pelo professor: “Eu amei o curso. Aqui aprendemos a se soltar e como ter uma boa atuação no palco. Gosto muito do teatro ejá apresentei duas peças. Sou fã da Larissa Manoela e meu sonho é ser igual a ela”, disse a moradora do bairro Fanchem.

A novidade deste ano serão os cursos de auxiliares de Recursos Humanos (RH) Administração e Logística, que serão oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem -SENAC RJ, em parceria com a Prefeitura local. No total são 180 vagas e as inscrições vão começar no dia 2 de agosto. Além disso, 2019 ainda tem surpresas, pois o espaço abrirá, nos dias 30 e 31 de julho, mais de 1.371 vagas para os cursos de design de sobrancelhas, maquiagem, clarinete, trombone, trompete, violino, violoncelo, saxofone, flauta doce e flauta transversal. 

Além destas modalidades, há também a oferta de aulas de ballet, jazz, dança mix, ginástica, dança de salão, inglês, teatro (adulto e infantil), desenho, artesanato, modelo, fotografia, canto, teclado, violão, guitarra, contrabaixo, bateria, DJ, barbeiro, padeiro, lancheiro, confeiteiro, informática, corte e costura, designer de unhas, produção de penteado e corte e escova.

Para se inscrever nos cursos basta ir à sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, localizada na Rua Macaé, sem número -  São Roque, munido de documentos de identidade, CPF, comprovante de residência (originais e cópias) e 1 kg de alimento não perecível, a partir das 9h. As senhas serão distribuídas por ordem de chegada e o aluno poderá se inscrever em apenas um curso. 

Serviço

Data: 30 e 31 de Julho

Local: CEU - Planeta Futuro: Rua Macaé, 430 - São Roque

Horário: 9h.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Vagas são limitadas e acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados

Atividades acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

Durante três dias, mais de 500 crianças e adolescentes participaram do projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo

Bairros Eldorado e Parque Olimpo recebem investimentos da prefeitura para melhoria da qualidade de vida

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais