Alunos do CEU Planeta Futuro participam de competição de bolos

Curso de design de cakes pretende formar boleiros profissionais

16/07/2019 00:00

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO

Divulgação SEMCOM PMQ - IMG Thiago Loureiro

Mãos à massa e muita criatividade no tabuleiro. Esses foram os principais ingredientes no curso de design de bolos, no CEU Planeta Futuro, que fica no bairro São Roque, em Queimados. As aulas, que tiveram início em março desse ano, com uma turma de 32 alunos, abordaram a arte da confeitaria e os alunos aprenderam a esculpir bolos, módulos de casamento, drapeado, flores, pasta americana e outras diversas técnicas que os deixarão aptos para o mercado de trabalho.

A iniciativa faz parte do calendário de atividades oferecidas pela Prefeitura de Queimados, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a empresa Docecor, que colaborou com materiais comestíveis para a realização curso. O objetivo é levar qualificação profissional em diversas áreas de atuação, para os moradores da cidade, através dos cursos gratuitos ofertados no CEU Planeta Futuro. Para prestigiar os alunos, estiveram presentes na manhã desta terça, (16), o Prefeito da cidade Carlos Vilela, juntamente com a primeira dama Lucia Vilela, e o empresário Rainner Malta da Docecor que participaram de um concurso para eleger o melhor ‘bolo fake’ com temática junina. A equipe composta por seis alunos, foi a vencedora do concurso e ganhou um kit de comestíveis da empresa parceira.

O Secretário da pasta, Marcelo Lessa, reafirmou o compromisso com a continuação dos cursos: ”Estamos nos programando para comprar mais material e dar continuidade as aulas por que nossa intenção é que as pessoas possam tirar proveito desse aprendizado, saindo daqui com uma profissão, já encaminhados para o mercado de trabalho. Já tivemos inúmeros casos de padeiros, manicures, lancheiros, barbeiros e músicos; todos que passaram por aqui e hoje levam o sustento para casa através da função que eles aprenderam”.

Hercilena Bastos (48)

"Uma experiência incrível"

Instrutora de design de bolos há dois anos, Greice Oliveira (32), contou sobre sua participação com os alunos “É revigorante fazer parte de um projeto social como esse e ver alunos chegando aqui sem saber nada sobre bolos e confeitaria. Eles se desenvolveram bastante ao longo dos meses e me orgulha saber que, como professora, fiz um ótimo trabalho com eles. Os alunos estarão aptos a trabalhar em qualquer confeitaria, padaria e afins ao final do curso em novembro”, afirmou a moradora do bairro Paraíso.

Hercilena Bastos (48), professora da rede municipal e aluna do curso de design de cakes, contou sobre sua experiência: “Já fazia bolos para vender, mas, essa especialização deu ainda mais credibilidade ao meu trabalho. Consegui complementar a minha renda em casa com as vendas, divulgando os bolos que faço nas redes sociais. Hoje recebo mais pedidos e sei aplicar variadas técnicas que aprendi aqui neste curso. Estou adorando essa experiência incrível” afirmou a moradora do bairro Valdariosa.