Prefeitura de Queimados - Mais Trabalho e Novas Conquistas
Facebook   Instagram   Youtube   Flickr   Blogspot

Noticías


Clínica da Família de Queimados implanta quadro informativo com LIBRAS para surdos

Iniciativa é mais um passo para uma maior inclusão nos serviços públicos

01/07/2019 18:40

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Saúde com acessibilidade! Para atender a necessidade de todos os moradores de Queimados, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo para quebrar as barreias da desigualdade. Na manhã desta segunda-feira (1), a Clínica da Família Pastor Júlio Alves Sena, do bairro Fanchem, implantou um quadro informativo com os sinais de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para facilitar a comunicação com os pacientes surdos. A nova ferramenta carrega as especialidades médicas e o nome dos profissionais de saúde.

A unidade oferece atendimentos gratuitos de clínica médica, pediatria, obstetrícia, dermatopediatria, cardiopediatria, fonoaudiologia, vacina, planejamento familiar, pré-natal e preventivo para moradores de todos os cantos da cidade. Além disso, a administradora da Clínica, Raquel Meireles, participou do “Projeto Pedagógico de Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS”, oferecido pela Prefeitura, que teve como objetivo capacitar os agentes municipais que mais têm contato com o público para atender a comunidade surda.

De acordo com a Subsecretária Municipal de Saúde, Ruth Costa, esse é apenas o começo de muitas coisas boas que estão por vir. “A Gestão Municipal tem trabalhado duro para atender necessidade de todos os moradores. E poder oferecer essa acessibilidade nas unidades de saúde é muito gratificante”, afirmou.

Surdo de nascença, Thiago Cardoso (31), comemorou mais uma conquista e afirmou que agora só vai se consultar na clínica da família. “É lindo ver essa inclusão social acontecendo. Infelizmente, não há pessoas capacitadas em todos os hospitais para nos atender, mas tenho certeza que através desse pequeno passo, outras cidades vão se inspirar e implantar essa iniciativa em todas as unidades de saúde”, concluiu o morador do bairro Jardim Delamare.

Outra paciente da unidade que ficou contente com a iniciativa foi a dona Luiza Machado (72). “É muito importante ter essa acessibilidade nas unidades de saúde para atender os moradores com necessidades especiais, pois só eles sabem a dificuldade que passam para conseguir se comunicar com alguém”, afirmou a aposentada.

Para agendar uma consulta, basta ir até a unidade (Rua Mário Pati Júnior, s/n, Fanchem), com identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Outras Informações: 21 2663-0811.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Temporada da festa mais popular do Brasil será aberta pelas 'Mulheres Ricas' a partir das 16h. Com apoio da Prefeitura, 23 grupos tomarão ruas da cidade

Distribuição de preservativos em praça pública e treinamento de profissionais municipais de saúde são algumas das ações

Aberto ao público, evento será realizado na Clínica da Família do bairro Eldorado

Oito unidades de saúde e dois pontos extras serão mobilizados para imunização das 8h às 17h

Audiência Pública apresentará relatório referente ao 3º Quadrimestre de 2019 na Câmara Municipal dos Vereadores

Estação Cidadania Planeta Futuro já capacitou mais de 8 mil pessoas para o mercado de trabalho. Turmas de Cuidador de idosos e Libras são as novidades deste ano 

Embalada pela bateria da Caprichosos de Pilares, iniciativa oferecerá serviços como isenção para 2ª via de documentos, cadastro em programas sociais e orientação jurídica

Ao todo, 44 policias militares serão mobilizados para fazer patrulhamentos das 6h às 22h

    
keyboard_arrow_right
Facebook     Twitter     Youtube     Flickr     Blogspot