Clínica da Família de Queimados implanta quadro informativo com LIBRAS para surdos

Iniciativa é mais um passo para uma maior inclusão nos serviços públicos

01/07/2019 14:40

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Saúde com acessibilidade! Para atender a necessidade de todos os moradores de Queimados, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo para quebrar as barreias da desigualdade. Na manhã desta segunda-feira (1), a Clínica da Família Pastor Júlio Alves Sena, do bairro Fanchem, implantou um quadro informativo com os sinais de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para facilitar a comunicação com os pacientes surdos. A nova ferramenta carrega as especialidades médicas e o nome dos profissionais de saúde.

A unidade oferece atendimentos gratuitos de clínica médica, pediatria, obstetrícia, dermatopediatria, cardiopediatria, fonoaudiologia, vacina, planejamento familiar, pré-natal e preventivo para moradores de todos os cantos da cidade. Além disso, a administradora da Clínica, Raquel Meireles, participou do “Projeto Pedagógico de Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS”, oferecido pela Prefeitura, que teve como objetivo capacitar os agentes municipais que mais têm contato com o público para atender a comunidade surda.

De acordo com a Subsecretária Municipal de Saúde, Ruth Costa, esse é apenas o começo de muitas coisas boas que estão por vir. “A Gestão Municipal tem trabalhado duro para atender necessidade de todos os moradores. E poder oferecer essa acessibilidade nas unidades de saúde é muito gratificante”, afirmou.

Surdo de nascença, Thiago Cardoso (31), comemorou mais uma conquista e afirmou que agora só vai se consultar na clínica da família. “É lindo ver essa inclusão social acontecendo. Infelizmente, não há pessoas capacitadas em todos os hospitais para nos atender, mas tenho certeza que através desse pequeno passo, outras cidades vão se inspirar e implantar essa iniciativa em todas as unidades de saúde”, concluiu o morador do bairro Jardim Delamare.

Outra paciente da unidade que ficou contente com a iniciativa foi a dona Luiza Machado (72). “É muito importante ter essa acessibilidade nas unidades de saúde para atender os moradores com necessidades especiais, pois só eles sabem a dificuldade que passam para conseguir se comunicar com alguém”, afirmou a aposentada.

Para agendar uma consulta, basta ir até a unidade (Rua Mário Pati Júnior, s/n, Fanchem), com identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Outras Informações: 21 2663-0811.