Prefeitura de Queimados - Mais Trabalho e Novas Conquistas
Facebook   Instagram   Youtube   Flickr   Blogspot

Noticías


Clínica da Família de Queimados implanta quadro informativo com LIBRAS para surdos

Iniciativa é mais um passo para uma maior inclusão nos serviços públicos

01/07/2019 14:40

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Saúde com acessibilidade! Para atender a necessidade de todos os moradores de Queimados, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo para quebrar as barreias da desigualdade. Na manhã desta segunda-feira (1), a Clínica da Família Pastor Júlio Alves Sena, do bairro Fanchem, implantou um quadro informativo com os sinais de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para facilitar a comunicação com os pacientes surdos. A nova ferramenta carrega as especialidades médicas e o nome dos profissionais de saúde.

A unidade oferece atendimentos gratuitos de clínica médica, pediatria, obstetrícia, dermatopediatria, cardiopediatria, fonoaudiologia, vacina, planejamento familiar, pré-natal e preventivo para moradores de todos os cantos da cidade. Além disso, a administradora da Clínica, Raquel Meireles, participou do “Projeto Pedagógico de Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS”, oferecido pela Prefeitura, que teve como objetivo capacitar os agentes municipais que mais têm contato com o público para atender a comunidade surda.

De acordo com a Subsecretária Municipal de Saúde, Ruth Costa, esse é apenas o começo de muitas coisas boas que estão por vir. “A Gestão Municipal tem trabalhado duro para atender necessidade de todos os moradores. E poder oferecer essa acessibilidade nas unidades de saúde é muito gratificante”, afirmou.

Surdo de nascença, Thiago Cardoso (31), comemorou mais uma conquista e afirmou que agora só vai se consultar na clínica da família. “É lindo ver essa inclusão social acontecendo. Infelizmente, não há pessoas capacitadas em todos os hospitais para nos atender, mas tenho certeza que através desse pequeno passo, outras cidades vão se inspirar e implantar essa iniciativa em todas as unidades de saúde”, concluiu o morador do bairro Jardim Delamare.

Outra paciente da unidade que ficou contente com a iniciativa foi a dona Luiza Machado (72). “É muito importante ter essa acessibilidade nas unidades de saúde para atender os moradores com necessidades especiais, pois só eles sabem a dificuldade que passam para conseguir se comunicar com alguém”, afirmou a aposentada.

Para agendar uma consulta, basta ir até a unidade (Rua Mário Pati Júnior, s/n, Fanchem), com identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Outras Informações: 21 2663-0811.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Cerca de 800 atletas de todo o estado participam do torneio, que começa às 8h, no Teatro Metodista. Entrada é franca

Com apoio do Sesc, evento desta sexta (6) contará com apresentações de trabalhos desenvolvidos na rede municipal ao longo do ano letivo

Em parceria com o Sesc, projeto ‘Prefeitura no seu Bairro’ promove mais de 50 serviços gratuitos a partir das 8h

Cerca de 800 alunos do espaço mantido pela Prefeitura concluem cursos de qualificação e recebem certificados a partir desta quarta (4)

Mobilização de conscientização acontece na Praça N.Sra. da Conceição nesta terça-feira (3)

Entregue à população neste domingo (1), novo equipamento conta com campo de futebol, pista de atletismo e quadra de areia

Música, dança, teatro, desfile e barriquinhas de empreendedores locais reuniram cerca de mil pessoas na Estação Cidadania Planeta Futuro

Inauguração acontecerá nesta sexta (29), às 16h. Intervenções contaram com construção de salas, auditório, pintura e troca de telhado

    
keyboard_arrow_right
Facebook     Twitter     Youtube     Flickr     Blogspot