Notícias


Candidatos a Conselheiro Tutelares de Queimados fazem estudo dirigido visando prova objetiva

Esta foi a última etapa do processo antes da avaliação final que acontecerá no dia 7 de julho

01/07/2019 18:09

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

IMG  - André Uchôa

Construir parcerias e fortalecer a rede de proteção de direitos das Crianças e Adolescente: essas algumas das funções dos futuros candidatos a conselheiros tutelares de Queimados. E  para assumir essa grande responsabilidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Tutelar, realizou o primeiro Estudo Dirigido, com o objetivo de preparar os candidatos. A iniciativa aconteceu no auditório da Universidade Estácio de Sá e reuniu cerca de 45 pessoas.

A próxima etapa é a realização da prova de Conhecimentos que será formulado pela OAB realizado em 7 de julho na E.M Leopoldo Machado (Rua Ver. Marinho Hemetério Oliveira, 696 – Centro), de 8h às 13h. Já a população terá a oportunidade da participação direta para eleger os pré-selecionados para gestão2020/2024 no dia 6 de outubro.

Legenda

“O estudo é importante para ajudar na preparação dos candidatos focando a realização da prova eliminatória do Conselho Tutelar. É fundamental apresentarmos os protocolos de atendimento, a legislação relacionada à área e, também, à rede de equipamentos de proteção social”, frisou o Secretário Municipal de Assistência Social, Elton Teixeira.

Para a Presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Dora Lima, o objetivo é melhorar, cada vez mais o atendimento à população: “Todo esse processo tem um crivo muito importante na construção e garantia de direitos das nossas crianças Queimadenses. A sociedade tem uma participação importante nisso, pois ela escolherá os novos conselheiros que irão garantir ações de defesa e proteção”, frisou. 

 

Legenda

E quem aproveitou a oportunidade para intensificar ainda mais os seus estudos foi o morador do bairro Jardim Alzira, Ezequiel Salgado (44). Para o candidato, o momento foi propicio para sanar as dúvidas: “Quis me candidatar, pois acho muito interessante o serviço social, levando em conta a função do conselheiro no sentido de proporcionar melhor qualidade de vida para as crianças e adolescentes da nossa cidade. É de grande valia a promoção deste evento, tendo em vista a explicação sobre o ECA que leva à reflexão dos presentes sobre as competência da função. E para manter isso precisamos agir com toda sociedade em um só propósito, pois o Conselho Tutelar não age sozinho”, disse.

O Conselho Tutelar tem a função de averiguar possíveis casos de negligência, violência (sexual, física e/ou psicológica), exploração, crueldade, evasão escolar, opressão e discriminação a menores de idade. Além disso, os conselheiros também são responsáveis por requisitar certidões de nascimento e óbito, serviços públicos na área de saúde, educação, assistência, previdência, trabalho e segurança na proteção do direito da criança e do adolescente.

Para denunciar basta ligar para o Disque 100, para o sede do órgão 2665-1221 ou para os telefones dos conselheiros, que estão disponíveis 24h: (21) 99602-5579; 99779-5032; 99509-7218; 96731-2256 e 97131-3206. Após às 17h e aos fins de semana, para ter acesso aos conselheiros de plantão, o denunciante pode procurar o Hospital Infantil e UPA 24 horas, o batalhão de Polícia Militar, Delegacia e Defesa Civil. O anonimato é garantido.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Vagas são limitadas e acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados

Atividades acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

Durante três dias, mais de 500 crianças e adolescentes participaram do projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo

Bairros Eldorado e Parque Olimpo recebem investimentos da prefeitura para melhoria da qualidade de vida

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais