Prefeitura de Queimados - Mais Trabalho e Novas Conquistas
Facebook   Instagram   Youtube   Flickr   Blogspot

Noticías


Candidatos a Conselheiro Tutelares de Queimados fazem estudo dirigido visando prova objetiva

Esta foi a última etapa do processo antes da avaliação final que acontecerá no dia 7 de julho

01/07/2019 14:09

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

IMG  - André Uchôa

Construir parcerias e fortalecer a rede de proteção de direitos das Crianças e Adolescente: essas algumas das funções dos futuros candidatos a conselheiros tutelares de Queimados. E  para assumir essa grande responsabilidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Tutelar, realizou o primeiro Estudo Dirigido, com o objetivo de preparar os candidatos. A iniciativa aconteceu no auditório da Universidade Estácio de Sá e reuniu cerca de 45 pessoas.

A próxima etapa é a realização da prova de Conhecimentos que será formulado pela OAB realizado em 7 de julho na E.M Leopoldo Machado (Rua Ver. Marinho Hemetério Oliveira, 696 – Centro), de 8h às 13h. Já a população terá a oportunidade da participação direta para eleger os pré-selecionados para gestão2020/2024 no dia 6 de outubro.

Legenda

“O estudo é importante para ajudar na preparação dos candidatos focando a realização da prova eliminatória do Conselho Tutelar. É fundamental apresentarmos os protocolos de atendimento, a legislação relacionada à área e, também, à rede de equipamentos de proteção social”, frisou o Secretário Municipal de Assistência Social, Elton Teixeira.

Para a Presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Dora Lima, o objetivo é melhorar, cada vez mais o atendimento à população: “Todo esse processo tem um crivo muito importante na construção e garantia de direitos das nossas crianças Queimadenses. A sociedade tem uma participação importante nisso, pois ela escolherá os novos conselheiros que irão garantir ações de defesa e proteção”, frisou. 

 

Legenda

E quem aproveitou a oportunidade para intensificar ainda mais os seus estudos foi o morador do bairro Jardim Alzira, Ezequiel Salgado (44). Para o candidato, o momento foi propicio para sanar as dúvidas: “Quis me candidatar, pois acho muito interessante o serviço social, levando em conta a função do conselheiro no sentido de proporcionar melhor qualidade de vida para as crianças e adolescentes da nossa cidade. É de grande valia a promoção deste evento, tendo em vista a explicação sobre o ECA que leva à reflexão dos presentes sobre as competência da função. E para manter isso precisamos agir com toda sociedade em um só propósito, pois o Conselho Tutelar não age sozinho”, disse.

O Conselho Tutelar tem a função de averiguar possíveis casos de negligência, violência (sexual, física e/ou psicológica), exploração, crueldade, evasão escolar, opressão e discriminação a menores de idade. Além disso, os conselheiros também são responsáveis por requisitar certidões de nascimento e óbito, serviços públicos na área de saúde, educação, assistência, previdência, trabalho e segurança na proteção do direito da criança e do adolescente.

Para denunciar basta ligar para o Disque 100, para o sede do órgão 2665-1221 ou para os telefones dos conselheiros, que estão disponíveis 24h: (21) 99602-5579; 99779-5032; 99509-7218; 96731-2256 e 97131-3206. Após às 17h e aos fins de semana, para ter acesso aos conselheiros de plantão, o denunciante pode procurar o Hospital Infantil e UPA 24 horas, o batalhão de Polícia Militar, Delegacia e Defesa Civil. O anonimato é garantido.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Cerca de 800 atletas de todo o estado participam do torneio, que começa às 8h, no Teatro Metodista. Entrada é franca

Com apoio do Sesc, evento desta sexta (6) contará com apresentações de trabalhos desenvolvidos na rede municipal ao longo do ano letivo

Em parceria com o Sesc, projeto ‘Prefeitura no seu Bairro’ promove mais de 50 serviços gratuitos a partir das 8h

Cerca de 800 alunos do espaço mantido pela Prefeitura concluem cursos de qualificação e recebem certificados a partir desta quarta (4)

Mobilização de conscientização acontece na Praça N.Sra. da Conceição nesta terça-feira (3)

Entregue à população neste domingo (1), novo equipamento conta com campo de futebol, pista de atletismo e quadra de areia

Música, dança, teatro, desfile e barriquinhas de empreendedores locais reuniram cerca de mil pessoas na Estação Cidadania Planeta Futuro

Inauguração acontecerá nesta sexta (29), às 16h. Intervenções contaram com construção de salas, auditório, pintura e troca de telhado

    
keyboard_arrow_right
Facebook     Twitter     Youtube     Flickr     Blogspot