Notícias


Diabéticos participam de atividades em Queimados

Secretaria de Saúde realizou ação para pacientes de clínica no bairro Eldorado

27/06/2019 17:37

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 240 milhões de pessoas sejam diabéticas em todo o mundo. Para evitar que esse número aumente cada vez mais, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu um dia de conhecimentos sobre a doença. Os contemplados foram os pacientes da Clínica da Família Miguel Luiz de Carvalho, no bairro Eldorado. A ação realizada nesta quinta-feira (27), data em que é celebrado o Dia Internacional do Diabético’, também abordou temas como alimentação rica em nutrientes, prática de atividades físicas, uso contínuo das medicações e a importância do acompanhamento médico.

Presente na vida de muitos brasileiros, a diabetes é uma doença crônica e aparece quando o corpo não produz a quantidade essencial de insulina para que o açúcar do corpo se mantenha normal. Existem dois tipos de diabetes: Tipo 1 (que o indivíduo produz pouca ou nenhuma insulina e precisa de injeções diárias) e tipo 2 (que o pâncreas continua a produzir a insulina, mas o organismo se torna resistente aos seus efeitos).

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, realizar essas ações de conscientização nas unidades de saúde é uma forma de trabalhar a prevenção da doença. “Infelizmente não há cura para a diabetes, por isso orientamos a população para desenvolver um estilo de vida saudável, diminuindo o uso de açúcar, se alimentando de forma correta e praticando atividades físicas regularmente”, afirmou a gestora.

Moradora do Eldorado, Rosimar Narciso (48), aproveitou que tinha uma consulta de rotina na unidade para participar da palestra. “Eu tenho uma mãe com diabetes e procuro estar sempre informada sobre a doença. Dessa forma, consigo ajudá-la no tratamento e prevenir que outras pessoas da família sofram com esse mal”, afirmou.

O município disponibiliza 19 unidades de saúde para tratamento da doença, entre elas o CETHID (Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes), no bairro Vila Pacaembu e o Centro de Especialidades Médicas, no bairro Fanchem. Para ter acesso ao atendimento, basta procurar a unidade de saúde mais próxima com identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Vagas são limitadas e acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados

Atividades acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

Durante três dias, mais de 500 crianças e adolescentes participaram do projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo

Bairros Eldorado e Parque Olimpo recebem investimentos da prefeitura para melhoria da qualidade de vida

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais