Prevenção: Palestra sobre saúde mobiliza alunos do CELTI

HPV, câncer de mama e melanoma foram alguns dos assuntos abordados nesta terça (11), em Queimados

11/06/2019 00:00

SECRETARIA MUNICIPAL DA TERCEIRA IDADE

Divulgação SEMCOM PMQ _ IMG Thiago Loureiro

A manhã desta terça-feira (11) começou com muita informação e dicas de prevenção para os idosos do Centro de Esporte e Lazer da

Terceira Idade (CELTI) do bairro Vila Pacaembu, em Queimados. Cerca de 30 alunos do espaço receberam informações para evitar doenças como HPV, melanoma, câncer de mama e de pênis.

O aposentado Manoel Silveira (64), que faz musculação duas vezes por semana no CELTI, aproveitou a ocasião para aprender mais sobre o funcionamento do próprio corpo. ”Aqui sempre temos ações para melhorar nossa qualidade de vida. Posso tirar minhas dúvidas com os profissionais que vêm dar aulas e palestras. Acho muito interessante e sempre aprendo a me cuidar melhor”, afirmou morador do bairro Nossa Senhora da Glória.

Integrante da rede municipal de saúde, o enfermeiro Marco Antonio palestrou sobre temas diversos e de interesse para ambos os sexos e fez um importante alerta. “Cerca de mil homens tem os seus pênis amputados anualmente no Brasil por conta da falta de higienização adequada. É um assunto pouco abordado, mas necessário. É muito importante, por exemplo, que após relações sexuais, tanto homens quanto mulheres lavem as partes íntimas com água e sabão para diminuir infecções causadas por fungos e bactérias”, afirmou o profissional.

Os idosos que desejarem participar das atividades do CELTI precisam ter mais de 55 anos e ir até a Av.

Maracanã, s/nº, Vila Pacaembu, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, com identidade, comprovante de residência, tipo sanguíneo, duas fotos 3x4 e atestado médico. O órgão também atende pelo telefone (21) 2665-6526.