Feira de Ciências leva alunos de Queimados a lutarem por um planeta melhor

Crianças da escola municipal Cledon Cavalcante participaram do evento em comemoração à Semana do Ambiente

06/06/2019 18:47

SECRETARIA MUNICIPAL DE AMBIENTE E DEFESA DOS ANIMAIS

Os pequenos alunos da rede pública de ensino de Queimados arregaçaram as mangas e colocaram a mão na massa para preservar o planeta. Na 1ª edição da “Feira de Ciências: Um por todos, todos por um, se comunicando para um planeta melhor”, realizada nesta quinta-feira (6), os estudantes da Escola Municipal Dr. Cledon Cavalcante expuseram todos os trabalhos que desenvolveram ao longo da semana, utilizando materiais que seriam descartados no lixo. O evento faz parte da programação da Semana do Ambiente.

Nas mãos das crianças as caixas de leite viram casinhas, borras de café se tornam desenhos e garrafas pets se transformam em lindas bolsas. Além disso, os 400 alunos, entre o Pré e o 5º ano, participaram da oficina de horta suspensa e levaram para casa pequenas mudinhas.

Para o Secretário de Ambiente e Defesa dos Animais, José Carlos Nogueira, é de suma importância desenvolver esse trabalho nas escolas. “Estamos realizando diversas ações ao longo da semana para formar pessoas mais conscientes sobre os cuidados com o plante e a escola é o melhor lugar para alcançar esse objetivo. Os alunos aprendem e se transformam em pequenos multiplicadores, ao passar para os pais todos os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, afirmou o gestor.

Aluno do 4º ano, o pequeno Kelven Pereira (10), afirmou já realizar diversas ações de cuidado com o ambiente e a plantação é a sua favorita. “Meu pai tem um sítio em que ele planta algumas coisas e todo fim de semana eu vou lá para colocar a mão a terra junto com ele”, contou o morador do bairro São Francisco.

Encerramento com festa

Um grande arraiá vai encerrar a programação da Semana do Ambiente, neste sábado (8). Mas, se engana quem pensa que o dia será feito apenas de festa e comidas típicas. A partir das 13h, a equipe da Secretaria Municipal do Ambiente e Defesa dos Animais e a Escola Bike Anjo irão ensinar diversas pessoas a andar de bicicleta na Vila Olímpica (Av. Maracanã, s/n, Vila Pacaembu). Depois da aula, todos participarão da pedalada em direção ao Horto Municipal Luiz Gonzaga de Macedo (Av. Educardo Celidônio, s/n, Vila Camarim), onde ocorrerá a grande festa junina.