QUEIMADOS REALIZA OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA BIBLIOTECÁRIOS

Doação de livros marcou o evento que aconteceu no CEU Planeta Futuro, nesta quarta-feira (27). Obras diversas foram distribuídas entre os participantes

01/03/2019 14:35

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO

Para capacitar e ampliar conhecimentos de profissionais que atuam em bibliotecas públicas e comunitárias, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal

de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, ofereceu  uma Oficina de Capacitação para servidores públicos e pessoas da sociedade civil envolvidas com o tema. O curso foi realizado na manhã desta quarta (27), no CEU Planeta Futuro, no São Roque.

Um dos temas acordados no encontro foi a importância da conservação das obras literárias. O  objetivo da capacitação é fomentar o interesse do público pela leitura nas bibliotecas  comunitárias. Em Queimados, há cinco locais abertos à visitação: as Escolas Municipais  Ubirajara Ferreira, Alberto Pirro e Leopoldo Machado, além das Secretarias Municipais de  Educação e de Cultura e Turismo.

Para o Secretário da SEMUCTUR, Marcelo Lessa, a iniciativa é uma oportunidade de oferecer  espaços mais atraentes e profissionais mais capacitados no serviço à população. “Entre os nossos objetivos, buscamos permitir o empréstimo de livros na biblioteca do CEU e, para isso, precisamos investir em nossos servidores. São eles que têm acesso diário com o cidadão e precisam estar preparados para servi-los”, conta o gestor.

A capacitação foi ministrada pelas bibliotecárias Barbara Aguilar (25) e Conceição Quintanilha.   A estagiária em biblioteconomia, Carina Souza (30), também participou do encontro. No total,   cerca de 30 pessoas participaram do evento.

Palestrante do evento, Conceição Quintanilha (68) falou da emoção de terminar sua carreira   levando conhecimento a outras pessoas da área: “Estou prestes a me aposentar e repassar   um  pouco da minha experiência adquirida em todos esses anos de profissão me deixa   emocionada. Os livros podem contar a história da cidade e a conexão entre leitor e   bibliotecário é o que vai definir o destino das obras”, relata a assistente do sistema   bibliotecário do Estado.

Responsável pela biblioteca comunitária do Colégio Professor Alberto Pirro, Sandra Carvalho, falou da empolgação em adquirir novas ideias para sua atuação. “O trabalho em uma biblioteca é muito importante, mas pode ser contínuo e solitário,  então, participar dessas oficinas é uma motivação para continuar e criar coisas novas para  nossos leitores. A biblioteca  de nossa escola não é apenas um local de leitura, oferecemos  também oficinas para os moradores como capoeira e xadrez”, afirmou a educadora.

No evento o Subsecretário da Pasta, Leandro Santana, recebeu as doações de livros para a  secretaria. Obras diversas foram distribuídas entre os participantes da oficina.