Saúde de Queimados registra aumento de 27% em atendimentos odontológicos e 10% em consultas no CEMEQ

Relatório de Prestação de Contas apresentado nesta sexta-feira (31) apontou crescimento no primeiro quadrimestre de 2019

31/05/2019 14:58

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Para manter a transparência em relação aos serviços prestados à população, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou o Relatório de Prestação de Contas do 1º Quadrimestre de 2019, nesta sexta-feira (31), em Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Vereadores. No balanço de gestão, os setores que mais se destacaram foram as 18 unidades de saúde que compõem a rede de atenção básica (181.422 procedimentos) e o Centro de Especialidades Médicas e Clínica da Mulher (15.755 atendimentos). Está última foi responsável por um aumento de 9,59% no número de consultas em comparação ao mesmo período de 2018.

O relatório, que já havia sido apresentado ao Conselho Municipal de Saúde, na última quinta-feira (30), também destacou o Programa Municipal de Saúde Bucal, que é composto por seis unidades básicas de saúde e um Centro de Especialidades Odontológicas: com 13.221 mil atendimentos, o setor registrou um aumento de 27.77% em comparação com o 1º quadrimestre do ano passado.

Para a Secretária da Pasta, Drª Lívia Guedes, essa conquista só foi possível devido ao comprometimento de toda equipe do governo. “A gestão municipal tem trabalhado duro para conseguir oferecer uma saúde pública de qualidade para os moradores. A prova disso é que conseguimos aumentar a nossa atuação em diversos setores. A regulação, por exemplo, encaminhou mais de 35 mil pessoas ao longo desse quadrimestre para realizar procedimentos, consultas e exames dentro e fora do município. Isso é uma grande satisfação para nós”, frisou a gestora.

Referência na Região Metropolitana do Rio, o CETHID (Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes) atende, além dos queimadenses, a população de mais 12 municípios. Segundo o relatório apresentado, nos quatro primeiros meses deste ano, a unidade realizou 140.115 atendimentos. Deste total, 49,76%corresponde à população de Queimados e os demais a pacientes de outras cidades. Nova Iguaçu é o principal‘visitante’ com 34,51% dos atendimentos, seguido de Japeri (3,81%) e São João de Meriti (3,18%).