Semana do Brincar: Creche Iracema Garcia promove contação de histórias, apresentações musicais e confecção de brinquedos

Cerca de 50 crianças participaram das atividades lúdicas nesta quarta (29). Todas as unidades da rede municipal participam da programação

30/05/2019 14:13

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Imagens: Igor Lima SEMCOM - PMQ

Em comemoração ao Dia Mundial do Brincar, comemorado em 28 de maio, a rede municipal de Queimados está promovendo uma semana com muita diversão e aprendizado. Nesta quarta-feira (29), por exemplo, foi a vez da Creche Municipal Iracema Garcia, no bairro Vila do Tinguá, realizar atividades lúdicas como contação de histórias, apresentações musicais e confecção de brinquedos a partir de materiais recicláveis. A Semana Mundial do Brincar tem eventos agendados para acontecer de 27 a 31 de Maio, em 25 escolas e três creches de toda a cidade.

Os alunos da creche, que têm entre 3 e 4 anos, cantaram cantigas infantis como 'Cravo e a Rosa' e 'Borboletinha', ouviram historinhas e participaram das atividades com muita empolgação. Além disso, os pequenos exibiram brinquedos feitos com a ajuda dos pais e responsáveis, como uma lição especial passada pelos docentes para incentivar os laços familiares.

“Os brinquedos de material reciclável feito em atividade de pais e alunos, tem por objetivo aproximar as relações interpessoais dentro de casa, principalmente, na era da tecnologia em que vivemos, pois as pessoas passam a maior parte do tempo em tablets e celulares. Os alunos se sentem acolhidos e amados por seus pais nesse momento em que a atenção está totalmente voltada à confecção do brinquedo, quando a criatividade e a consciência ambiental caminham lado a lado”, exemplificou a diretora da unidade, Aline Santos.

Para a articuladora da educação infantil, Fabiana Rodrigues, a programação parte do cotidiano das crianças da rede municipal de ensino. “Desde 2017 começamos a implantar a semana do brincar nas escolas, e o resultado no desenvolvimento dos pequenos é gratificante. A iniciativa acontece sempre na última semana de maio e os alunos aprendem a trabalhar valores e sentimentos dentro e fora da Escola com a participação de suas famílias”, disse a articuladora.