Para incentivar gosto pelos livros, educadores de Queimados levam diversão e arte para salas de aula

Segundo Encontro dos Articuladores de Leitura da rede municipal em 2019 aconteceu nesta quarta (29). Docentes usam técnicas de contação de histórias para despertar interesse dos alunos

29/05/2019 18:46

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ler é interpretar a vida e o mundo pela ótica da arte. Mas, formar pequenos leitores não é algo simples. É necessário investir em ações que estimulem o gosto dos pequenos pela leitura. Por isso, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quarta-feira (29), o 2º Encontro dos Articuladores de Leitura de 2019, na Escola Municipal Metodista.

No evento, realizado sob o tema “A comunicação que nos aproxima”, os educadores da rede municipal de ensino apresentaram atividades desenvolvidas com os estudantes durante o ano letivo e aproveitaram para trocar experiências para o próximo semestre. Parte do cotidiano dos alunos há sete anos, as aulas de leitura têm como objetivo trabalhar a imaginação e o gosto pela leitura desde a Educação Infantil até as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para o Secretário Municipal de Educação, Lenine Lemos, o setor tem feito muita diferença na vida dos estudantes. “Os professores são bem criativos na hora de contar as histórias, isso ajuda a prender a atenção deles. Há aqueles que fazem paródias, se vestem de personagens e montam peças teatrais com base no livro escolhido. Essas diferentes formas de contar as tramas despertam a curiosidade e o interesse pelas obras, o que faz com que eles peçam até os livros emprestados depois”, afirmou o gestor.

De acordo com as coordenadoras, Fabiana Menezes e Lucila Porto, a cada semestre um estilo diferente de leitura  é trabalhado. As próximas atividades da rede terão como tema o “Resgate da importância do livro literário”. “Vamos incentivar os alunos a apreciarem as belas obras literárias dos autores do município, o que será bem legal para a cidade. Além disso, iremos montar um stand na Mostra Pedagógica, com momento de autógrafo e divulgação desses textos. É uma forma que encontramos para estimular os alunos e valorizar os profissionais da rede”, afirmou Fabiana, que também é contadora de história.

A leitura transforma o mundo

Engane-se quem pensa que apenas alunos são contagiados pela leitura graças à iniciativa. A professora Diane Guimarães (42), por exemplo, afirmou ter descoberto o mundo da imaginação promovido pelos livros recentemente. “Faz dois anos que faço parte desta equipe e, graças a este trabalho descobri habilidades que jamais imaginei que teria. Eu era uma professora muito séria e através dessas aulas comecei a me soltar mais, a escrever histórias e fazer peças teatrais para os pequenos. Perdi a vergonha de vez”, contou a educadora da Escola Municipal Professora Maria Corágio Pereira Xanchão.

Parceira da professora Diane na sala de leitura, a orientadora pedagógica Jaciara de Souza (55) também embarca nas histórias e participa das peças teatrais. “É um momento muito importante para despertar a curiosidade e imaginação das crianças na leitura, pois os docentes aproveitam as atividades que desenvolvemos para trabalhar a escrita também em sala de aula. Há pouco tempo apresentamos para eles uma parte da história dos piratas e eles ficaram ansiosos para saber o final, com isso incentivamos eles a escreverem a continuação da trama e a melhor história será apresentada por eles mesmos”, explicou a docente.

Espaços de leitura para toda a comunidade

Para incentivar ainda mais o gosto pelos livros nos moradores de Queimados, a Prefeitura oferece seis espaços comunitários para estudo e leitura, que funcionam entre 8h a 17h:

*Escola Municipal Leopoldo Machado

(Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, nº 696, Centro - 2665-8200 - segunda a sexta)

*Escola Municipal Luiz de Camões

(Rua José Pedro Rezende, nº 0, Luiz de Camões - 3699-2145 - segunda a sexta)

*Escola Municipal Prof. Ubirajara Ferreira

(Estrada Jardim Riachão, nº 0, Jardim Excelsior - 3769-3018 - segunda a sexta)

*Escola Municipal São José

(Rua Ponta Porã, nº 0, Parque Ipanema - 3698-8521 - segunda a sexta)

*Escola Municipal Metodista de Queimados

(Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, nº 0, Vila Pacaembu - 2663-3768 - segunda a sexta)

*CEU Planeta Futuro

(Rua Macaé, 430, São Roque - 2665-1541 - às quintas-feiras)

Além disso, a sala de leitura da Secretaria Municipal de Educação - que passa por obras de reforma e acessibilidade para melhor receber os usuários - deve ser reinaugurada nos próximos meses.