Educação de Queimados promove apresentações inspiradas no lema “Gentileza gera Gentileza”

Peças teatrais, apresentações de dança e contação de histórias foram algumas das atividades realizadas pelos estudantes da E. M. Diva Teixeira nesta terça (28)

28/05/2019 00:00

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

IMG Jéssica Moreira

Você já deve ter lido a expressão “Gentileza gera gentileza” em diversos objetos como camisetas, chaveiros ou quadros decorativos. Famosa por conta das pinturas em verde, amarelo, azul e branco espalhadas pelo bairro do Caju, no Rio de Janeiro, a frase foi eternizada por José Datrino, conhecido mundialmente como ‘Profeta Gentileza’. Inspirados pelas mensagens de amor, paz e solidariedade criadas pelo artista, os alunos da Escola Municipal Professora Diva Teixeira, em Queimados, promoveram apresentações de canto, dança, poesia e teatro nesta terça-feira (28).

Sob o tema “Comunicação é a Arte de Educar para Conviver”, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o projeto foi pensado pela equipe pedagógica da unidade por conta da capacidade comunicativa alcançada pelo pensador.

“Nossa intenção é incentivar ações de solidariedade, a sensação de pertencimento e os valores que estão em falta na sociedade. Cada turma ‘ganhou’ uma palavra para desenvolver, como amor, harmonia e paz. Tudo isso baseado na comunicação”, declarou a orientadora educacional Juliana Carvalho.

Divididos em turnos, os cerca de 300 alunos da instituição - que atende do pré ao 5º ano - participaram do evento, que contou com coreografias de cantigas antigas, esquetes sobre respeito ao próximo e figurinos pra lá de criativos.

Imagens: Jéssica Moreira SEMCOM - PMQ

Um dos destaques do dia foram os alunos da professora Flávia Alves. Estudantes do Pré I - com idade entre 6 a 7 anos -, os pequenos encantaram tanto os espectadores que receberam pedidos de ‘bis’ após dançarem o clássico ‘O Cravo e a Rosa’. “Eles apresentaram essa canção para simbolizar a reconciliação que traz a paz, que é o tema da nossa turma. Os alunos participaram muito durante os ensaios, sugerindo movimentos para a coreografia. Essas atividades lúdicas são essenciais ao desenvolvimento deles”, comentou a docente.

Já para os colegas Evellyn da Silva (10), João Vitor de Oliveira (10) e Vitória Dias (9), o ponto alto do evento foi a apresentação de um rap composto por eles e pelos colegas do 4º ano. “Cada grupo criou uma letra e votamos para escolher o melhor. Falamos de fé e esperança, porque o mundo está meio ruim e precisamos mudar as coisas”, afirmou Vitória.