Notícias


PALESTRAS PREVENTIVAS SOBRE TEMAS VARIADOS MARCAM ROTINA DE ESF'S EM QUEIMADOS

Nesta quarta (27), foi a vez dos pacientes da Estratégia Saúde da Família do bairro Eldorado aprenderem mais sobre males como Alzheimer e Sífilis

28/02/2019 11:55

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Dos cuidados com a Saúde Mental à prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis: o  importante é informar a população para garantir qualidade de vida. Por isso, a Prefeitura de  Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem promovendo palestras periódicas em  toda a rede básica de saúde. Para os pacientes da Estratégia Saúde da Família Miguel Luiz de  Carvalho, do bairro Eldorado, por exemplo, esta quarta-feira (27), foi dia de aprender mais acerca  da prevenção e tratamento de males como Alzheimer e Sífilis. 
 
Assuntos em evidência na atualidade e sugestões dadas pelos próprios usuários das unidades são  levados em consideração para a escolha dos temas, como conta a Coordenadora da ESF do  Eldorado, Adriana Lima.
 
“Nos reunimos todo mês com a equipe médica e analisamos o que é relevante debater. Dessa vez, ficou decidido falar sobre Alzheimer por estarmos no ‘Fevereiro Roxo’, mês de conscientização sobre essa e outras doenças. Já as DST’s mereceram destaque por estarmos perto do Carnaval. Precisamos alertar a população que podemos sim nos divertir, mas com cuidados e se prevenindo sempre, pois saúde não é brincadeira”, afirmou a administradora.
 
Aprendendo enquanto aguardam atendimento
 
Durante a ação, profissionais da área da saúde explicaram sobre diagnóstico, prevenção e tratamento das duas doenças. No caso do Alzheimer - doença neurodegenerativa crônica -, a enfermeira Lívia de Paula alertou sobre o sintoma inicial mais comum, que é a perda de memória a curto prazo (dificuldade em recordar acontecimentos recentes), que precisa ser informada ao médico para diagnóstico precoce.
 
 Já sobre as DST’s, a enfermeira Roberta Alcântara alertou sobre a sífilis primária, secundária e   terciária e a importância do preservativo na prevenção dessa e de outras enfermidades   relacionadas ao sexo. De acordo com a Secretária da Pasta, Drª Lívia Guedes, a principal função   da  ESF é promover qualidade de vida para a população.
 
 “Essas palestras educativas são fundamentais para conscientizar a população sobre atitudes que   podem ser tomadas diariamente para prevenir algumas doenças. Além disso, pode ser que   algumas  pessoas já tenham algum problema de saúde e não saibam por não conhecer os   sintomas. Durante essas ações, acabam descobrindo”, afirmou a gestora.

 

Ao levar sua neta, Priscila Silva (15), para uma consulta odontológica de rotina, a aposentada Eva Resende (71) pôde ouvir um pouco mais sobre o Alzheimer. “Foi bom eu ter vindo aqui hoje, estava precisando mesmo saber sobre essa doença, pois ultimamente eu tenho esquecido algumas coisas. Mas agora, irei seguir o conselho da palestrante e fazer algumas atividades para exercitar a mente, como jogo da memória, caça-palavras e exercícios físicos”, disse a moradora do Jardim da Fonte. 

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Vagas são limitadas e acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados

Atividades acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

Durante três dias, mais de 500 crianças e adolescentes participaram do projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo

Bairros Eldorado e Parque Olimpo recebem investimentos da prefeitura para melhoria da qualidade de vida

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais