Idosos de Queimados entram na luta contra a gripe e participam da campanha de vacinação

Com 19 unidades de saúde disponíveis para imunização de segunda a sexta-feira, meta da Prefeitura é imunizar 34 mil pessoas até o fim de maio

23/05/2019 00:00

SECRETARIA MUNICIPAL DA TERCEIRA IDADE

Imagem: Thiago Loureiro

Para um envelhecimento mais saudável e com menos complicações de doenças virais, os idosos de Queimados receberam na manhã desta quarta-feira (22) a vacina contra influenza, no Centro de Esportes e Lazer da Terceira Idade (CELTI). A ação realizada pela Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais da Terceira Idade e de Saúde, imunizou mais de 100 pessoas contra o vírus da gripe. A campanha vai até o dia 31 de maio e 19 unidades de saúde oferecem o imunizante das 8h às 17h.

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Ela pode levar à pneumonia, uma das principais causas de internação e óbito entre os idosos no país.  A meta do governo municipal é imunizar 34 mil pessoas até o fim da campanha. Até o momento, apenas cerca de 50% dos idosos da cidade se preveniram contra a doença.

A Secretária Municipal da Terceira Idade, Maricéia Peluzio, fez um alerta sobre a importância da campanha nacional. “Alguns idosos acreditam que a vacina pode piorar o quadro da doença, mas isso não acontece porque a vacina é produzida com o vírus inativo e não tem capacidade de provocar a gripe em si. Pelo contrário, ela é capaz de aumentar a imunidade e impedir que a doença deixe sequelas mais graves”, declarou a gestora.

Maria de Carvalho (73) Imagem: Thiago Loureiro

Satisfeita em encontrar a dose do imunizante no mesmo local onde realiza exercícios semanalmente, a moradora do bairro São Roque, Maria de Carvalho (73), não perdeu tempo e já se preveniu. “Eu frequento o espaço há cinco anos e pra tomar a vacina só precisei sair da sala de aula e vir na sala ao lado, no atendimento médico. Tomo sempre cuidado com a minha saúde, por isso, faço musculação, caminhada e artesanato aqui”, afirmou a aposentada.

Para saber mais sobre as diversas atividades que o CELTI oferece gratuitamente, basta comparecer ao local - que fica na Av. Maracanã, s/nº, Vila Pacaembu - ou telefonar para 21 2665-6526. Para participar das atividades, é preciso ter mais de 55 anos e apresentar laudo médico de aptidão para exercícios físicos.

Já para receber a vacina, é necessário comparecer em uma das 19 unidades de saúde da cidade com documento de identificação com foto, cartão de vacinação e fazer parte do público alvo determinado pelo Ministério da Saúde: crianças (de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da área da saúde, mulheres com até 45 dias após o parto, portadores de doenças crônicas, professores e jovens de 12 a 21 anos que exercem medidas socioeducativas. O imunizante é contraindicado para pessoas alérgicas a ovo, com quadro de febre aguda ou Síndrome de Guillian-Berré.