NOVA CHANCE PARA ECONOMIZAR: PRAZO PARA 10% DE DESCONTO NO IPTU É PRORROGADO EM QUEIMADOS

ABATIMENTO PODE SER OBTIDO ATÉ 20 DE MARÇO. QUEM PAGAR ATÉ 20 DE ABRIL ECONOMIZARÁ 5%. GUIAS PODEM SER RETIRADAS NO PORTAL DA PREFEITURA OU NA SEMFAPLAN

27/02/2019 12:36

SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA E PLANEJAMENTO

O contribuinte queimadense que deseja economizar no pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2019 tem uma nova chance: o prazo para receber o desconto de 10% na quitação da taxa em cota única foi prorrogado para 20 de março. Para quem efetuar o pagamento até 20 de abril, o abatimento será de 5%. A grande novidade para este ano é que as guias estarão disponíveis exclusivamente pela internet e não serão destinadas às residências. A medida dará mais agilidade na emissão do carnê, além de colaborar com o meio ambiente e gerar uma economia de cerca de R$200 mil por ano aos cofres públicos.

Imagens: Divulgação SEMCOM - PMQ

De acordo com o Prefeito Carlos Vilela, o desconto é concedido para reduzir o número de inadimplentes e manter os serviços públicos em dia. “Esta é mais uma oportunidade que oferecemos ao contribuinte, que se sente incentivado a efetuar o pagamento dentro do prazo. É uma medida importante para evitar que o cidadão seja inscrito em dívida ativa e receba cobrança judicial. É essencial também para manter os serviços essenciais em dia”, afirma o gestor.

IPTU digital já é realidade

O contribuinte poderá retirar o carnê, a qualquer momento, por meio do site da Prefeitura (www.queimados.rj.gov.br). Para quem desejar imprimir, o serviço é realizado gratuitamente na Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, situada à Rua Alves, 68, Centro, Queimados (atrás do Supermercado Extra), de segunda a sexta, das 8h às 16h.

“O contribuinte deve ter em mãos o número da Inscrição Imobiliária. Depois é só acessar o portal da Prefeitura de Queimados e clicar na aba IPTU 2019. Aí é só colocar os sete números referentes à inscrição imobiliária e imprimir o documento. O IPTU digital traz mais celeridade e desburocratização, além de economia aos cofres públicos”, explicou o Secretário da Pasta, Fábio Cristiano.

Vale lembrar que o pagamento do imposto também poderá ser dividido, mas a última parcela deverá ser paga até 31/12/2019 e o valor de cada uma não pode ser inferior a vinte reais. Desta forma, não haverá descontos e nem acréscimo de multas e juros.

Outros impostos também têm descontos

Os descontos oferecidos não são apenas para o IPTU. Para os recolhimentos anuais fixos do ISS (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza), pode ser aplicado um desconto de 10% até dia 29 de março ou em cota única até 30 de abril. Há também a possibilidade de parcelamento em duas vezes sem abatimento em 29 de março e 30 de abril.

TVEL – Taxa de Vistoria de Estabelecimento Localizado:

►Pagamento em cota única em 30/04/2019

►Com 10% de desconto até 29/03/2019

►Pagamento em 03 (três) parcelas sem descontos: Março (29) Abril (30) Maio (31)

Taxa de Fiscalização de Transporte Coletivo de Passageiros:

►Veículos com final de placa 1, 2, 3, 4 e 5: Vencimento em 29/03/2019

► Veículos com final de placa 6,7,8,9 e 0: Vencimento em 30/04/2019

►Parcelamento em até 3 vezes

Taxa de licença para publicidade:

►Será concedido desconto de 20% (vinte por cento) para pagamento em cota única até 30/03/2019

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Taxa de Vigilância e Fiscalização Sanitária: