Notícias


Pequenos combatentes: Alunos de escola pública de Queimados entram na guerra contra o Aedes aegypti

As crianças deram um show de sabedoria e apresentaram para os adultos diversas formas de combater o mosquito

21/05/2019 19:07

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

A guerra contra o Aedes Aegypti ganhará um grande reforço: Os pequenos alunos da Escola Municipal Carlos Pereira Neto, em Queimados. Eles estão super treinados para dar um fim no mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Com o tema “Escola sem mosquito: Comunicação, informação e prevenção”, os 630 pequenos deram um show de sabedoria ao apresentar para os pais e responsáveis algumas formas de combater esse mal em 10 minutos, num evento realizado nesta terça (21) na unidade de ensino.

A ação realizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, faz parte do projeto “A Comunicação que nos Aproxima”. A escolha do tema foi para alertar os moradores da região sobre a importância de embarcarem na luta contra o mosquito. De acordo com o último LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação doAedes Aegypti), realizado em maio, o bairro São Roque – onde fica a escola- está em sinal de alerta, com 2,75% de foco.

Com apresentações teatrais, musicais e experiências mirabolantes, os pequenos mostraram que sacam muito do assunto. Quem esteve no evento foi o prefeito Carlos Vilela e falou sobre a guerra ao mosquito: “Combater o Aedes Aegypti é um dever de todos. A gestão municipal já está fazendo a parte dela, conscientizando a população, fazendo os mutirões de limpeza nos bairros e colocando os agentes de endemias nas ruas durante todo o ano para inspecionar as residências, comércios e terrenos baldios, mas sozinhos não vamos conseguir. É preciso que todo o povo queimadense abrace essa causa e elimine todos os focos de água parada dos seus quintais”, explicou o Prefeito Carlos Vilela.

Acreditando que grandes transformações são iniciadas pela mudança da consciência, o Secretário Municipal de Educação, Lenine Lemos, afirma que a sala de aula é o melhor lugar de aprendizado. “As crianças podem se tornar grandes fiscais contra a Dengue e ajudar os pais no combate do mosquito, pois eles sempre vão chamar a atenção dos adultos ao verem focos de água parada espalhados pelos quintais”, destacou.

Pequenos multiplicadores

Aprendendo na escola e ensinando em casa. Após colocar a mão na massa e pesquisar bastante sobre formas de combater o Aedes Aegypti, a pequena Gabrielle Santana (10) já se sente experiente no assunto. “Existe uma pequena armadilha, conhecida como mosquitérica para capturar o mosquito enquanto ele ainda é uma larva que é bem simples de fazer. Precisamos apenas de uma garrafa pet, tela de tecido e uma isca, que pode ser arroz ou alpiste. Já até expliquei a minha mãe como faz para acabarmos de vez com esse mal em casa”, explicou a aluna do 5º ano que mora no bairro Jardim Alzira.

Outra experiente no assunto é a pequena "mosquitinha", Priscila Martins (9), vestida a caráter para apresentar seu espetáculo, ela deu um show de sabedoria. “Sempre ajudo a minha mãe a fazer aquela vistoria no quintal para eliminar todos os focos de mosquito. Assim, evitamos que nós e os nossos vizinhos sejam contaminados e fiquem doentes”, afirmou a moradora do bairro São Miguel.

Apesar do reforço dos alunos, a responsabilidade é de todos. Em casos de terrenos abandonados e focos do Aedes Aegypti nas casas, a população precisa ligar para o Disque-Dengue pelo (21) 2665-3939 e solicitar os agentes de endemias no local para a fiscalização e eliminação do criadouro. 

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Vagas são limitadas e acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados

Atividades acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

Durante três dias, mais de 500 crianças e adolescentes participaram do projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo

Bairros Eldorado e Parque Olimpo recebem investimentos da prefeitura para melhoria da qualidade de vida

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais