Prefeitura de Queimados - Mais Trabalho e Novas Conquistas
Facebook   Instagram   Youtube   Flickr   Blogspot

Noticías


Queimados celebra “Dia Nacional da Luta Antimanicomial” nesta segunda (20)

Fórum realizado pela Secretaria Municipal de Saúde teve como objetivo combater a ideia de isolar pessoas com transtornos mentais

20/05/2019 15:45

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Fotos Thiago Loureiro
Aline Lopes - Em alusão ao “Dia Nacional da Luta Antimanicomial”, celebrado no último sábado (18), a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu um Fórum Intersetorial de Saúde Mental. Sob o tema “Do Luto à Luta – Cenário Atua da reforma Psiquiátrica”, o evento realizado na manhã desta segunda-feira (20), no auditório do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI), teve como principal objetivo combater a ideia de isolar pessoas com transtornos mentais.
 
A abertura do evento ficou por conta dos moradores de uma das Residências Terapêuticas do município. Recuperados após ficarem anos abandonados por suas famílias nos manicômios, eles emocionaram todos que estavam presentes ao declamar o poema de Leandrinho dos Santos. Com o nome “Pensando a Saúde Mental”, a obra fala que o melhor tratamento para uma pessoa com transtornos mentais é o amor, carinho e atenção de todos à sua volta.
Acreditando essa teoria, a Psicóloga Beatriz Adura, contou sobre sua experiência como militante pelo fim dos manicômios. “Estou há 21 anos nessa luta por acreditar que trancar não é tratar. Já conquistamos muitas coisas nesse período, mas só conseguiremos avançar quando as pessoas deixarem seus preconceitos de lado, de achar que pessoas com problemas mentais são perigosas e passarem a ter mais amor e empatia por quem só precisa de um pouco de atenção”, declarou.
 
Defensor da saúde humanizada no município, o Prefeito Carlos Vilela, acredita que incluir e ressocilizar essas pessoas é a melhor forma de tratar. “Lutamos não só pelo fim do manicômio, mas, também, em prol da restauração da dignidade desses indivíduos. A gestão municipal tem feito esse lindo trabalho através das Residências Terapêuticas, onde os moradores têm sido integrados na sociedade novamente. Eles vão à praia, ao teatro, ao mercado e em diversos outros locais para curtir sua liberdade e viver como um cidadão comum”, explicou o gestor.
 
Durante o evento foi falado sobre a conquista da Lei 10.216/2001, que determinou o fechamento dos manicômios e a implantação de novos serviços como os CAPS, Residências Terapêuticas, entre outros, que garantem o acompanhamento dos indivíduos com transtornos mentais, fortalecendo o vínculo familiar e comunitário e fortalecendo a autonomia dessas pessoas.
 
Em Queimados, esses serviços foram implantados para garantir um atendimento de qualidade para todos. “O governo tem abraçado o trabalho com pacientes com transtornos mentais. Só aqui no município temos quatro Residências Terapêuticas, Ambulatório de Saúde Mental, Núcleo de Álcool e Outras Drogas, um Centro de Atenção Psicossocial e um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil. Juntos, realizam aproximadamente 5 mil atendimentos ao mês”, destacou a Subsecretária de Saúde, Ruth Costa.
 
Para atendimentos em um desses serviços, basta ir até o Centro de Atenção Psicossocial (Travessa Marques, 195, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com identidade, CPF, comprovante de Residência e Cartão do SUS e agendar a consulta no setor desejado. Outras informações 21 2665-1799.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Cerca de 800 atletas de todo o estado participam do torneio, que começa às 8h, no Teatro Metodista. Entrada é franca

Com apoio do Sesc, evento desta sexta (6) contará com apresentações de trabalhos desenvolvidos na rede municipal ao longo do ano letivo

Em parceria com o Sesc, projeto ‘Prefeitura no seu Bairro’ promove mais de 50 serviços gratuitos a partir das 8h

Cerca de 800 alunos do espaço mantido pela Prefeitura concluem cursos de qualificação e recebem certificados a partir desta quarta (4)

Mobilização de conscientização acontece na Praça N.Sra. da Conceição nesta terça-feira (3)

Entregue à população neste domingo (1), novo equipamento conta com campo de futebol, pista de atletismo e quadra de areia

Música, dança, teatro, desfile e barriquinhas de empreendedores locais reuniram cerca de mil pessoas na Estação Cidadania Planeta Futuro

Inauguração acontecerá nesta sexta (29), às 16h. Intervenções contaram com construção de salas, auditório, pintura e troca de telhado

    
keyboard_arrow_right
Facebook     Twitter     Youtube     Flickr     Blogspot