Cores que transformam: Projeto leva alunos da rede pública à revitalização de muros de escola

Parceria entre Prefeitura e rede de supermercados incentiva arte por meio da pintura. Primeira unidade da cidade a receber o projeto foi a Nelson Carneiro

17/05/2019 19:14

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Pincéis, tintas coloridas e muita criatividade para transformar um muro comum em uma obra de arte. Esta é a ideia do projeto Muro Verde, que chegou à Escola Municipal Senador Nelson Carneiro, no bairro Três Fontes, nesta quinta-feira (16). Graças à parceria entre a Prefeitura de Queimados e a rede de Supermercados Vianense, cerca de 30 alunos puderam praticar a arte da pintura na confecção de um grande mural que chama a atenção de quem passa pelo rua ao lado da unidade.

“Sempre gostei de desenhar e pintar e estava colorindo meu caderno na aula de artes quando a professora me chamou para ajudar a fazer o muro. Eu passava aqui antes todos os dias e não era bonito assim, gostei muito da nova pintura e estou feliz de ter participado”, declarou a estudante Juliana Barros (9), que cursa o 4º ano do Ensino Fundamental na instituição, que é a primeira do município a receber o projeto.

Supervisionados de perto pela diretora da unidade, Viviane de Araújo, cerca de 30 estudantes se divertiram enquanto deixavam suas marcas em meio à palavras como ‘amor’, ‘paz’ e ‘gratidão’. “Aqui trabalhamos muito o sentimento de pertencimento, para que os estudantes aprendam a cuidar e preservar a escola como um espaço delas. Os professores de arte selecionaram aqueles que mais gostam de pintura para essa transformação tão linda que traz mensagens edificantes para a sociedade”, concluiu a educadora.

Criado há anos, o projeto já visitou mais de 100 unidades de ensino municipais e estaduais em todo Rio de Janeiro. Além do incentivo à arte, a iniciativa fornece todo o material utilizado durante a ação - como tintas não tóxicas e pincéis - e lanches para a garotada, como conta o líder da Área de Sustentabilidade da empresa, Marcos Gabriel.

“Tudo começou apenas como uma ação interna que pretendia levar os filhos dos funcionários para passar um dia na empresa fazendo arte. Deu tão certo que passamos a visitar escolas e desenvolver essa ideia passando mensagens positivas às crianças”, afirmou o profissional, que faz o primeiro desenho dos murais para que os pequenos possam acrescentar suas próprias criações até completar o projeto.