Notícias


Conferência da Terceira idade de Queimados reúne cerca de 300 idosos

Diversos temas foram debatidos e propostas serão levadas para a etapa estadual que será realizada em junho

16/05/2019 19:01

SECRETARIA MUNICIPAL DA TERCEIRA IDADE

Um dia dedicado para debater, avaliar e propor melhorias das ações voltadas para os idosos. Assim foi a manhã desta quinta-feira (16), em Queimados. Sob o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Terceira Idade e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, realizou a IV Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, no Teatro Metodista. No evento quatro novos delegados foram eleitos com direito a voz e voto na etapa estadual que será no dia 30 e 31 de Junho, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

O Teatro lotado com cerca de 300 pessoas presentes, a Conferência, que debateu temas relevantes no campo do envelhecimento, discutiu quatro eixos: Direitos Fundamentais na Construção;  Efetivação das Políticas Públicas – Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer; Educação: assegurando direitos e emancipações; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

O município conta com mais de 32 mil idosos segundo o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o Prefeito Carlos Vilela, ter um evento como esse para debater as políticas públicas voltadas para esse público é de suma importância para o município. “Uma das prioridades do governo é garantir que a população tenha um envelhecimento saudável, por isso temos o Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade, o Centro de Referência Casa do Idoso e diversos polos de atividades ao ar livre para eles praticarem atividades. Durante a conferência, aproveitamos para ouvir as necessidades dos cidadãos para melhorar ainda mais os serviços que oferecemos”, explicou o gestor ao lado do vice-prefeito, Machado Laz.

Entre as diversas atividades apresentadas no evento, a performance de dança de salão com alunos  do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI) chamou atenção dos presentes. Uma das integrantes do grupo é a primeira-dama do município, Lúcia Vilela. Com muita animação, o espetáculo arrancou aplausos da plateia. Outro momento marcante foi a palestra do Professor Antônio Amorim que abordou características da população idosa de Queimados.

Para a Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e Secretária Municipal da Terceira Idade, Maricéia Pelúzio, a conferência é um momento para unir forças e trocar experiências. “É um espaço aberto para todos darem suas ideias e opiniões sobre as políticas públicas para os idosos. Aproveitamos para elaborar propostas de implementação de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e criação de um Centro-Dia para idosos que serão levadas à etapa estadual”, afirmou.

A aluna do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade, a aposentada Eliane Azevedo (61), participou pela primeira vez da conferência e afirmou ser um momento de grande aprendizagem. “Estou sempre antenada nas leis para não correr o risco de ter meus direitos violados. Todos os idosos deveriam participar desse evento para aprender mais sobre seus benefícios e ajudar a propor melhorias para o nosso país”, afirmou a moradora do bairro Santo Expedito.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Vagas são limitadas e acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados

Atividades acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

Durante três dias, mais de 500 crianças e adolescentes participaram do projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo

Bairros Eldorado e Parque Olimpo recebem investimentos da prefeitura para melhoria da qualidade de vida

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais