Notícias


ACESSIBILIDADE: PREFEITURA DE QUEIMADOS PROMOVE CURSO DE LIBRAS PARA SERVIDORES PÚBLICOS

PROJETO TEM O OBJETIVO DE CAPACITAR AGENTES MUNICIPAIS PARA PRESTAR ATENDIMENTO À COMUNIDADE SURDA. AULAS SERÃO GRATUITAS E COMEÇAM NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (26)

25/02/2019 18:57

SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS E PROMOÇÃO DA CIDADANIA

Para garantir um atendimento digno e igualitário aos membros da comunidade surda de Queimados e cumprir a Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, dará início ao “Projeto Pedagógico de Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS”. A iniciativa, que vai capacitar servidores públicos municipais para se comunicarem em LIBRAS acontecerá a partir da próxima terça-feira (26), às 8h, na sede da SEMDEPROC. 

 

As aulas serão ministradas pela intérprete Conceição Batalha, mestre em educação, formada pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS) e professora concursada do município. Entre os assuntos abordados pelo curso estarão a história do idioma e sua importância para a comunidade surda, o alfabeto, noções de gramática da língua, expressão facial/ corporal e dactilologia (soletração em LIBRAS). Os participantes que concluírem o curso receberão certificado de 20 horas.

 

Para o Prefeito Carlos Vilela, a iniciativa proporcionará mais qualidade de vida ao cidadão queimadense, independentemente da forma como ele se comunica. “É um orgulho fazer parte deste momento ímpar em nossa cidade. Estamos trabalhando e capacitando os funcionários do município para oferecer a pessoa surda um tratamento igualitário e digno e uma melhor comunicação entre servidor e cidadão”, conta o gestor.

 

De acordo com o Secretário da Pasta, Luiz Augusto Macedo, a proposta não gerará custos aos cofres públicos. “Graças ao apoio da SEMED, que nos cedeu uma profissional intérprete de LIBRAS para ministrar as aulas, o projeto acontecerá sem ônus para o município. Inicialmente vamos preparar dois funcionários de cada órgão municipal para este contato com o surdo em sua própria língua. A intenção é aumentar cada vez mais a oferta de capacitação gratuita ao nosso corpo de funcionários e, assim, contribuir para uma real inclusão”, ressaltou o Secretário.

 

Reconhecida como meio legal de comunicação e expressão por meio da 10.436 de 24 de abril de 2002, a Língua Brasileira de Sinais é o segundo idioma oficial do país e a principal forma de comunicação dos deficientes auditivos.

 

Serviço:

 

Datas: 26/02; 12/03; 19/03; 26/03 e 02/04

Horário: das 8h às 12h

Local: SEMDEPROC – Rua Otília, 1.495, Centro – Queimados

Telefone: 3699-3461

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Vagas são limitadas e acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados

Atividades acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

Durante três dias, mais de 500 crianças e adolescentes participaram do projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo

Bairros Eldorado e Parque Olimpo recebem investimentos da prefeitura para melhoria da qualidade de vida

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais