Página inicial Institucional A Cidade Servidor Legislação Secretarias

Avisos de licitação

Consulta de processos

Nota fiscal eletrônica

QUEIMADOS ENTREGA VALE SOCIAL E CREDENCIAIS ESPECIAIS PARA IDOSOS E DEFICIENTES FÍSICOS
MAIS DE 3 MIL MORADORES JÁ FORAM BENEFICIADOS COM OS DOCUMENTOS QUE DÃO GRATUIDADE NO TRANSPORTE PÚBLICO PARA TRATAMENTO MÉDICO E VAGAS EM ESTACIONAMENTO
07/08/2018 às 16:00
SECRETARIA: SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSPORTE E TRÂNSITO
foto

Para facilitar a vida dos moradores que precisam usar transporte público para fazer tratamento médico ou exercer prioridade em vagas de estacionamento, a Prefeitura entregou 28 Vales Sociais e 60 credenciais especiais para idosos e deficientes físicos na manhã desta terça-feira (7). Realizado na sede da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, o evento contou com a presença do Prefeito Carlos Vilela e do Secretário da Pasta, Antônio Almeida.

Ao todo, mais de três 3 mil moradores já foram contemplados pelo Vale Social, que vem sendo entregue no município desde 2014, quando foi firmado um convênio com o Governo do Estado para oferecer transporte gratuito às pessoas com problemas de saúde (eventuais ou crônicos) e deficientes. Em alguns casos, o cartão dá direito até a acompanhante para o paciente.

Uma das beneficiadas a receber o cartão das mãos dos gestores municipais foi a doméstica Lardilene de Azevedo (59), que realiza tratamento médico cerca de três vezes por semana. “Tenho artrose e hérnia de disco, por isso preciso estar sempre indo ao médico. Como tenho um pouco de dificuldade para andar, preciso pegar ônibus para chegar às consultas. Esse cartão vai me ajudar muito no orçamento mensal”, contou a moradora do bairro Jardim São Miguel.

Já para receber o benefício da credencial especial de estacionamento é preciso ter mais de 60 anos ou ser deficiente físico. O cartão é válido em todo o território nacional e tem validade de quatro anos.

De acordo com o Secretário da Pasta, Antônio Almeida, o cidadão não paga nenhuma taxa para solicitar os benefícios e os documentos ficam prontos em até 15 dias. “São mais de 3 mil pessoas utilizando o benefício do Vale Social na cidade por meio da SEMUTTRAN. Não fosse o trabalho realizado pela Secretaria, os interessados precisariam ir até a cidade do Rio de Janeiro para dar entrada e acompanhar o processo de emissão dos documentos”, destacou.

Ambos os benefícios são oferecidos à população em acordo com as leis federais 303 e 9.503 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e as leis municipais 1.376/17 e 1.321/16. Para adquirir o Vale Social, é necessário comparecer à SEMUTTRAN durante dias úteis (exceto às quartas-feiras), das 8h às 17h. Um formulário que deve ser preenchido por um médico – que atestará a necessidade de tratamento temporário ou vitalício – será dado ao cidadão. Após esta etapa, é necessário retornar ao local portando identidade, CPF, comprovante de residência e laudo médico emitido há, no máximo, três meses para dar início ao processo de emissão do documento.

Já para requerimento de autorização especial de estacionamento para deficientes e idosos, os interessados devem apresentar, além dos documentos pessoais relacionados acima, laudo médico. A SEMUTTRAN funciona na Rua Padre Marques, 314, Centro e atende pelos telefones (21) 2665-6101 / 2779-9813.

Tópicos