Página inicial Institucional A Cidade Servidor Notícias Legislação Secretarias

Avisos de licitação

Consulta de processos

Nota fiscal eletrônica

IMPÉRIO DA UVA APOSTA NA HISTÓRIA DE QUEIMADOS PARA INCENDIAR INTENDENTE MAGALHÃES E FICAR MAIS PERTO DA ELITE DO CARNAVAL CARIOCA
AGREMIAÇÃO FAZ ÚLTIMOS AJUSTES PARA O DESFILE. FANTASIAS LUXUOSAS E ALEGORIAS QUE REPRESENTAM MARIA FUMAÇA E IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO SÃO AS APOSTAS
07/02/2018 às 17:00
SECRETARIA: SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO

uva

Que rufem os tambores e soem os tamborins! Está quase tudo pronto para o Grêmio Recreativo Império da Uva, incendiar a Intendente Magalhães em busca do tão sonhado acesso para a série B do Carnaval carioca. Oitava escola a desfilar na segunda-feira de Carnaval, a agremiação aposta na história do município de Queimados para ir em busca do título. Nos últimos retoques das fantasias, que têm o luxo como marca, as alegorias que representam uma Maria Fumaça ? alusão à estrada de ferro inaugurada por D. Pedro II ? e a igreja Nossa Senhora da Conceição, estão guardadas a sete chaves e são as grandes apostas para o desfile.

Ao todo, a escola levará 700 componentes para a Avenida, entre membros da bateria, passistas e baianas. Logo na comissão de frente, a promessa é de muita emoção. Com grandes dragões chineses, a ala representará os trabalhadores chineses contratados para realizar a construção da via férrea, a famosa Maria Fumaça. Mestre sala e porta- bandeira também virão juntos da alegoria, a fim de representar a ligação entre Brasil e China, e ainda, simbolizar a união e mistura dos dois povos.  E como a história se inicia nos tempos de Brasil monarca, nada como inserir a família real portuguesa, que veio em viagem afirmar progresso e a chegada das lavouras, cafezais e laranjais nas terras queimadenses.

uva

Para a segunda alegoria, o carnavalesco Miro Freitas decidiu mostrar a devoção e a fé que se instaurou na cidade, através da figura da Igreja Nossa Senhora da Conceição, fundada em 1879. Com valor inestimável até os dias de hoje para os queimadenses, a escola fará, com o suporte do carro alegórico, a explicação do nome ?Queimados?. Através da ala do ?Leprosário?, o enredo contará como era o lugar onde os doentes ficavam naqueles tempos, e que em caso de morte, tinham seus corpos cremados.

uva

?Com o enredo feito e escolhido, tem uma pesquisa a ser feita. E depois disso, é um encaixe de detalhes, que são resolvidos através de debates e trocas com toda a equipe. Já estamos com 95% do material pronto, e foi uma grande surpresa, pois percebemos que tinha muita história para contar?, declarou o carnavalesco.

Bateria vai lembrar emancipação

Já na bateria, ?os senhores da Emancipação? virão para abrilhantar os tempos de luta pela independência de Queimados. Após, virá a ala das passistas, as ?damas da noite? e em seguida serão a vez das alas que vão lembrar instituições importantes da cidade, como as quadrilhas ?Charles Chaplin e a Roça é Nossa?, as escolas de samba ?Unidos do Oriente e São Nicolau?, o Queimados Futebol Clube, na ala ?Futebol? e a primeira rádio comunitária do Brasil ?Novos Rumos?. O segundo casal de mestre sala e porta- bandeira adentram na avenida nesse clima, fazendo alusão aos desafios de uma cidade em crescimento e em busca de credibilidade.

A terceira e última alegoria, que fechará o desfile da escola, mostrará a ?Nova Queimados?. Com o carro ?Polo Industrial?, a letra fará referência aos empregos, empresas e comércios que se instalaram e fortaleceram a economia da cidade nos últimos anos. E para fechar da forma mais clássica possível, os compositores encerram, tornando assim uma grande homenagem ao povo de Queimados.

O prefeito de Queimados, Carlos Vilela, confirmou presença no desfile e ressaltou o sentimento de orgulho que é ter a história do município contada no Carnaval. ?Não tenho dúvidas que será um momento de muita emoção e também de aprendizado. Ter a nossa história contada no Carnaval do Rio é algo que jamais será esquecido e ficará eternizado não só na memória, como em nossos corações. Que sejamos pés-quentes e a Império da Uva consiga o tão sonhado acesso?, concluiu o prefeito.

Tópicos