Página inicial Institucional A Cidade Servidor Notícias Legislação Secretarias

Avisos de licitação

Consulta de processos

Nota fiscal eletrônica

VACINAÇÃO ITINERANTE CONTRA A FEBRE AMARELA REGISTRA 150 ATENDIMENTOS NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO EM QUEIMADOS
VAN IRÁ PERCORRER PELO MENOS MAIS TRÊS BAIRROS DO MUNICÍPIO ANTES DO CARNAVAL. IDEIA É FACILITAR LOCOMOÇÃO DOS MORADORES E AUMENTAR O NÚMERO DE DOSES APLICADAS
07/02/2018 às 17:00
SECRETARIA: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

van

O primeiro dia da van itinerante com a vacina contra a febre amarela teve resultado satisfatório em Queimados. Estacionada pela manhã, na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro, em apenas três horas do serviço, 150 atendimentos foram registrados. A ação idealizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ainda fará parada antes do Carnaval, nos bairros Nova Cidade, São Simão e Três Fontes. Além disso, 20 unidades da rede básica de saúde do município seguem aplicando a vacina.

O objetivo principal da ação é levar a imunização para todas as regiões da cidade. Até o momento, mais de 50 mil pessoas já foram imunizadas no município, a meta é atingir 126 mil moradores. “Ainda temos muitos munícipes que não tomaram a vacina e queremos facilitar a vida de todos, levando a van itinerante para próximo da residência ou do trabalho de cada um” explicou a Secretária Municipal de Saúde, Drª. Lívia Guedes, que acrescentou que se a campanha for prorrogada pelo estado, a van passará por outras localidades.

Presente na ação, o vice-prefeito, Machado Laz, destacou a importância do trabalho. “Nosso objetivo é ampliar o leque de opções para a nossa população. É importante frisar que não temos mais registros de filas em nossos postos de saúde, ou seja, os moradores podem ser atendidos com conforto tanto em nossas unidades fixas, quanto nesse serviço itinerante”, destacou.

A vacina continua sendo feita em dose fracionada e só pode ser aplicada em pessoas com idade entre 2 e 59 anos, mulheres que estão amamentando – crianças com mais de seis meses  – e idosos com mais de 60 anos,  desde que apresente autorização médica. Já  as crianças entre 9 meses a 2 anos de idade devem tomar a dose padrão, assim como gestantes que moram em áreas de maior proliferação do mosquito, viajantes internacionais e pessoas com condições clínicas especiais, após a autorização do médico.

Mais facilidade

Um dos moradores que se imunizaram contra a febre amarela foi o gerente comercial Adalberto Alves, de 48 anos, que relatava encontrar dificuldades em ter que arrumar um tempo parar sair do trabalho e tomar a vacina.  “Saio da loja muito tarde e não tinha como ir ao posto de saúde, quando eu vi que estava tendo a imunização aqui na praça, não quis perder tempo e vim logo tomar” explicou.

van

Já Manoel Boaventura, de 58 anos, aplicou a vacina após obter autorização médica. “Fiz uma cirurgia há pouco tempo e fiquei com medo de tomar a vacina sem antes passar pelo meu médico e, só agora eu tive tempo de ir até ele. Muito bacana essa ideia de levar a vacina ao nosso encontro, facilita a nossa vida”, concluiu.

Confira a programação da van itinerante:

08/02- quinta-feira - das 9h às 16h - Rua Hilda Alves Pinheiro, s/nº, Três Fontes (Em frente à Escola Senador Nelson Carneiro).

09/02- sexta-feira - das 9h às 12h - Estrada Pastor Antonio Martins, s/n, Nova Cidade (Em frente à Escola Municipal Professora Diva Teixeira Martins). Das 13h às 16h - Praça do São Simão.

Tópicos