Página inicial Institucional A Cidade Servidor Notícias Legislação Secretarias

Nota fiscal eletrônica

PREFEITURA REALIZA CAMINHADA CONTRA A DENGUE EM QUEIMADOS
EDF40WRJWW2NOTICIAS:RESUMO
DISTRIBUIÇÃO DE PANFLETOS INFORMATIVOS E RECOLHIMENTO DE ENTULHOS E OUTROS MATERIAIS SÃO REALIZADOS A FIM DE CONSCIENTIZAR E ELIMINAR POSSÍVEIS FOCOS DO MOSQUITO TRANSMISSOR DA DOENÇA
06/12/2017 às 16:00
SECRETARIA: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

dengue

Preocupada com o índice de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira (6) uma caminhada de conscientização e combate à Dengue. Profissionais de saúde participaram da ação, acompanhando e orientando os participantes. Já servidores da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, recolheram diversos resíduos das ruas, calçadas e residências, entre eles entulhos e pneus, a fim de evitar o acúmulo de água parada.

A caminhada contra a Dengue ocorre duas vezes ao ano nos bairros indicados como os mais atingidos pelos mosquitos. De acordo com o último LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes), realizado em outubro deste ano, o município de Queimados entrou na situação considerada de risco com 1.24 - a situação satisfatória é quando a cidade atinge até 1 -. A ação ocorreu na Avenida Dr. Pedro Jorge, justamente por ser o local com maior infestação de mosquitos segundo o documento com 3.17.

Durante a ação, agentes de combate de endemias entregaram panfletos com dicas de como manter uma casa limpa, orientaram a população e recolheram os lixos. O prefeito Carlos Vilela participou da caminhada junto com o vice-prefeito, Machado Laz e a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes. “Temos que ter uma cidade limpa e evitar o acúmulo de água parada para que esse mosquito não se infeste e traga doenças para os nossos munícipes. É preciso que todos colaborem”, ressaltou o prefeito.

dengue

A Secretária de Saúde, Drª Lívia Guedes, acrescentou que o objetivo principal da caminhada é conscientizar a população. “Muitos ainda deixam garrafas, pneus, entulhos em geral em casa e não sabem o perigo que isso pode trazer para a saúde. Estamos aqui para alertar a todos sobre os riscos de contrair os vírus da Dengue, Chikungunya e Zika e aproveitamos para tirar esses lixos. Buscamos sempre uma saúde humanizada e de qualidade para todos”, declarou.

Morador do bairro Porteira, Adilson dos Santos, de 45 anos, aproveitou a caminhada para contribuir com a limpeza da cidade. “Sempre que o lixeiro passa jogo uns pneus velhos aqui da minha oficina fora, para não correr o risco de ficar com água parada neles”, concluiu.

Quem também apoiou a caminhada foi a moradora do bairro Fanchem, Valdete Barbosa. “Os agentes sempre vão à minha casa para colocar remédio, mas sempre deixo tudo limpinho, tiro tudo que possa acumular água parada”, afirma.

Em 2017, só foram registrados 17 casos de Dengue e 1 de Zika em gestante que foi descartado posteriormente laboratorialmente. De acordo com a Subsecretária de Vigilância em Saúde, Kelly Lisboa, apesar de o número de casos não ser alarmante, todo cuidado é necessário. “Estamos intensificando ações de conscientização nos locais que apresentaram índice de infestação acima do aceitável no último LIRA”, concluiu.

Tópicos