Página inicial Institucional A Cidade Servidor Notícias Legislação Secretarias
 
 

WebMail
Login:
Senha:

Principais serviços

2ª Via de IPTU

2ª Via de IPTU INTRANET

Avisos de licitação

Consulta de processos

Nota fiscal eletrônica

QUEIMADOS REALIZA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA COMEMORAR DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
EDF40WRJWW2NOTICIAS:RESUMO
SÍNDROME PÓS-PÓLIO E ACESSIBILIDADE FORAM OS TEMAS DEBATIDOS EM RODA DE CONVERSA
04/12/2017 às 16:00
SECRETARIA: SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS E PROMOÇÃO DA CIDADANIA

dia internacional

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro), a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, promoveu na manhã desta segunda feira (04), no auditório do Centro de Esportes e Lazer da Terceira Idade – CELTI, um bate papo que teve como tema: “Síndrome Pós-pólio – Precisamos Conhecer Para Divulgar”. Aproveitando a ocasião, foram apresentados dados, desconhecidos pela maioria, sobre a Poliomielite e como a falta de cuidado com a doença pode afetar o deficiente.

A Síndrome Pós-Pólio é um distúrbio do sistema nervoso que aparece em pessoas que sofreram poliomielite paralítica, geralmente entre 15 e 40 anos após a doença original. Os principais sintomas são novo enfraquecimento muscular de membro, previamente atacado ou não, fadiga severa, bem como dores nos músculos e nas juntas.

dia internacional

O Prefeito Carlos Vilela, que esteve no evento, salientou a importância do conhecimento sobre o tema. “Existem casos de pessoas que tiveram a poliomielite e têm a síndrome pós-pólio, sem saber que possuem. Precisamos de cada vez mais rodas de conversas e debates que falem sobre o tema. Existem até os casos que são diagnosticados de forma errada, por seus sintomas serem iguais aos de outras enfermidades”, comentou.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência tem como objetivo conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos, promover os direitos humanos, conscientizar a população sobre assuntos de deficiência, celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade, para que ele influencie os programas e políticas que o afetem.

“A maioria das pessoas não sabem o que é a síndrome pós-pólio. Esse é um tema bem atual e necessário em nossa sociedade. Precisamos falar sobre ele, de forma que o conhecimento sobra a doença seja multiplicado”, explicou o Secretário de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, Professor Carlos Albino.

Participaram do evento Beatriz Gertudres de Almeida e Silvana de Melo, que falaram sobre acessibilidade e Cheilamar Prates, explicando sobre a Síndrome Pós-Pólio. Além disso, compuseram a mesa, o Prefeito Carlos Vilela, os Secretários Municipais de Direitos Humanos e de Educação, Professor Carlos Albino e Lenine Lemos, respectivamente, a Coordenadora de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência, Sirlene Maquiori e os membros do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência.  

Tópicos

Veja também

Convocação para Cadastramento Unidade Habitacional PAC

30/11/2016

Convocação para Cadastramento Unidade Habitacional PAC

30/11/2016

Convocação para Cadastramento Unidade Habitacional PAC

30/11/2016

 
 
Facebook Twitter Youtube Flickr Blogspot
 
 
PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS
RUA HORTÊNCIA, N°.: 254 - CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL.: (21) 2665-2206 FAX.: (21) 2665-2206
E-MAIL: prefeitura@queimados.rj.gov.br
  Subsecretaria Municipal de Tecnologia e Informação @2016