Página inicial Institucional A Cidade Servidor Notícias Legislação Secretarias

Avisos de licitação

Consulta de processos

Nota fiscal eletrônica

QUEIMADOS REALIZA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA COMEMORAR DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
EDF40WRJWW2NOTICIAS:RESUMO
SÍNDROME PÓS-PÓLIO E ACESSIBILIDADE FORAM OS TEMAS DEBATIDOS EM RODA DE CONVERSA
04/12/2017 às 16:00
SECRETARIA: SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS E PROMOÇÃO DA CIDADANIA

dia internacional

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro), a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, promoveu na manhã desta segunda feira (04), no auditório do Centro de Esportes e Lazer da Terceira Idade – CELTI, um bate papo que teve como tema: “Síndrome Pós-pólio – Precisamos Conhecer Para Divulgar”. Aproveitando a ocasião, foram apresentados dados, desconhecidos pela maioria, sobre a Poliomielite e como a falta de cuidado com a doença pode afetar o deficiente.

A Síndrome Pós-Pólio é um distúrbio do sistema nervoso que aparece em pessoas que sofreram poliomielite paralítica, geralmente entre 15 e 40 anos após a doença original. Os principais sintomas são novo enfraquecimento muscular de membro, previamente atacado ou não, fadiga severa, bem como dores nos músculos e nas juntas.

dia internacional

O Prefeito Carlos Vilela, que esteve no evento, salientou a importância do conhecimento sobre o tema. “Existem casos de pessoas que tiveram a poliomielite e têm a síndrome pós-pólio, sem saber que possuem. Precisamos de cada vez mais rodas de conversas e debates que falem sobre o tema. Existem até os casos que são diagnosticados de forma errada, por seus sintomas serem iguais aos de outras enfermidades”, comentou.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência tem como objetivo conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos, promover os direitos humanos, conscientizar a população sobre assuntos de deficiência, celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade, para que ele influencie os programas e políticas que o afetem.

“A maioria das pessoas não sabem o que é a síndrome pós-pólio. Esse é um tema bem atual e necessário em nossa sociedade. Precisamos falar sobre ele, de forma que o conhecimento sobra a doença seja multiplicado”, explicou o Secretário de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, Professor Carlos Albino.

Participaram do evento Beatriz Gertudres de Almeida e Silvana de Melo, que falaram sobre acessibilidade e Cheilamar Prates, explicando sobre a Síndrome Pós-Pólio. Além disso, compuseram a mesa, o Prefeito Carlos Vilela, os Secretários Municipais de Direitos Humanos e de Educação, Professor Carlos Albino e Lenine Lemos, respectivamente, a Coordenadora de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência, Sirlene Maquiori e os membros do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Tópicos