Página inicial Institucional A Cidade Servidor Notícias Legislação Secretarias

Avisos de licitação

Consulta de processos

Nota fiscal eletrônica

SARAU DA JUVENTUDE TEM DANÇA, MÚSICA, POESIA E ATÉ LEITURA DRAMATIZADA EM QUEIMADOS
EDF40WRJWW2NOTICIAS:RESUMO
JOVENS EXPÕEM SENTIMENTOS ATRAVÉS DO ESPAÇO DO MICROFONE ABERTO DEDICADO À ARTE. PREFEITURA PRETENDE FAZER EVENTO A CADA DOIS MESES
04/12/2017 às 16:00
SECRETARIA: SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO

sarau

Um momento para os Jovens expressarem seus sentimentos através da arte, tendo como destaques a música, poesia, pintura e leitura dramatizada. Foi com esse intuito que a Prefeitura de Queimados, por meio da Coordenadoria Municipal de Assuntos para a Juventude, realizou no último sábado (2) a primeira edição do “Sarau da Juventude”, no Teatro Delcy de Souza, anexo ao Centro de Esportes Unificados (CEU). O evento foi uma oportunidade de os participantes mostrarem as inspirações que carregam dentro de si e, não faltaram talentos frutos da terra.

O evento contou com apresentações musicais, exposição de quadros, lançamento de livros de poesia e leitura dramatizada, troca de livros e microfone aberto para todos os presentes e que quisessem expressar seu talento. Os convidados para animar a primeira edição do Sarau foram os grupos “Queimados tem seu charme’, “Movimento”, os poetas Carlos Orfeu e Marlos Degani, a pintora Shyrlene Maria e os Cantores San Diego e Layla Santos.

Para o prefeito Carlos Vilela, incentivar os jovens a terem o contato direto com a arte, a dança e a música é importante para socializá-los e direcioná-los para o caminho correto no futuro. “Entendemos que a cultura tem que está enraizada nas pessoas, pois é uma fonte de lembrança. Precisamos ter uma cultura forte para não precisarmos importar de outros lugares. Aqui, temos um celeiro de talentos e precisamos criar vitrines para que eles mostrem seus talentos”, declarou.

Sarau

De acordo com o Coordenador Municipal de Assuntos para a Juventude, Felipp Castelano, o próximo Sarau da Juventude ainda não tem data, mas deve ocorrer a cada dois meses. “O primeiro passo foi dado. Nossa ideia é justamente ampliar as oportunidades aos jovens da cidade para mostrarem seus trabalhos, sejam eles através da música, da pintura ou até mesmo da poesia”, afirmou.

Um dos sucessos da noite foi o quadro nomeado de Baiana, feito de recortes de revistas da Shyrlene Maria, de 31 anos. “Eu queria fazer algo que retratasse a mulher brasileira, então pensei nas cariocas, nas do Sul, Norte, mas cheguei a conclusão que baiana é a que mais representa a nossa cultura e diversidade”, explicou.

Espaço aberto a todos

Quando o microfone foi aberto ao público a jovem Camila Ponte, de 21 anos, moradora de Nova Iguaçu não pensou duas vezes e foi declamar uma poesia. “Tenho hábitos de frequentar saraus e sou apaixonada por poesia, sempre que tenho a oportunidade gosto de apresentar alguma”, disse.

A troca de livros também foi um sucesso no Sarau da Juventude, com 200 livros doados. A moradora do bairro Porteira, Isabel Moraes, de 30 anos, foi uma das que aproveitaram a oportunidade. “É difícil desapegarmos dos nossos livros, mas é bom para incentivar outras pessoas a lerem e podemos apreciar uma leitura nova”, concluiu.

Tópicos