Página inicial Institucional A Cidade Servidor Notícias Legislação Secretarias

Consulta de processos

Nota fiscal eletrônica

FESTIVAL DE TEATRO DE QUEIMADOS TEM CASA CHEIA NO PENÚLTIMO DIA DE ESPETÁCULOS
PROGRAMAÇÃO CONTOU COM INTERPRETAÇÕES DA HISTÓRIA DO SAMBA, CLÁSSICO INFANTIL E ROMANCE LITERÁRIO. ENCERRAMENTO ACONTECE NESTE SÁBADO COM PEÇA GRATUITA EM PLENA PRAÇA PÚBLICA
13/11/2017 às 10:00
SECRETARIA: SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO

teatro

“Quem se atreve a nos dizer do que é feito o samba, quem se atreve?!” A peça ‘Eu sambo, tu sambas e nós sambamos’, da Companhia Teatral Todos Nós, ousou ao contar a história desse gênero musical, no palco do Teatro Metodista, no penúltimo dia do Festival de Teatro de Queimados. Com uma forma de atuar leve e divertida, o espetáculo encantou os alunos do 6º ao 9º ano da E. M. Bernardino de Mello, que fica em Engenheiro Pedreira. As peças “Acorda, amor” e “Lisbela e o Prisioneiro” completaram a programação desta sexta-feira (10), que teve casa cheia em todas as apresentações. Já neste sábado, o encerramento do festival fica por conta da peça “Lixo no lugar errado tô fora”, às 10h, na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro.

O espetáculo ‘Eu sambo, tu sambas, nós sambamos’, contou a trajetória do samba a partir de uma linha do tempo, desde a chegada dos escravos até os dias de hoje. Homenageando cantores como Noel Rosa, Elza Soares, Nara Leão, Paulinho da Viola, Aracy de Almeida,  tudo com muito bom humor. Já a peça “Acorda, amor” lembrou o clássico da Bela Adormecida,  um clássico do conto de fadas. Para encerrar o dia, ‘Lisbela e o Prisioneiro’, trouxe o clima de romance ao narrar a história de amor um casal do interior do sertão nordestino.

O Secretário Municipal de Cultura, Marcelo Lessa, agradeceu a presença de todos e falou da gratidão em realizar um trabalho como esse, além de encorajar os alunos a praticarem ainda mais atividades culturais: “Trazer cultura para os cidadãos queimadenses é algo que nós estamos fazendo com satisfação. Quando vejo todas essas crianças e jovens, fico muito feliz de participar de um momento como esse. É muito bom estar num lugar que valoriza a cultura da Baixada Fluminense, porque isso pode ser, quem sabe, o futuro de vocês”, destacou.

Os aplausos foram desde a abertura das cortinas até o fechamento delas, em todos os espetáculos. Os alunos das escolas municipais marcaram presença e mostraram animação com o passeio. Foi o caso de Rebeca Lima, de 14 anos, aluna do 9º ano da E. M. Prof. Alberto Pirro. Ela diz ter se envolvido muito com a apresentação das peças e garantiu que o teatro fez sua felicidade dela nessa sexta-feira: “Eu estava triste antes de vir, e agora estou muito mais animada. Aprendi bastante e achei uma ótima maneira de ensinar a gente um pouco mais de história”, disse a estudante.

teatro

As alunas Kathleen Vitória e Rafaela, do 4º ano da E. M. Metodista, também gostaram muito da experiência com o teatro, principalmente dos momentos em que todos os atores estavam em cena. “Eles se juntaram para dançar e foi muito divertido, a gente amou!” disse Kathleen. Já Rafaela, com o sorriso no rosto, destacou que gostou muito da escola ter levado ela e sua turma em vários dias do festival “Estar aqui todos esses dias foi muito legal!”, declarou.

Tópicos