Página inicial Institucional A Cidade Servidor Notícias Legislação Secretarias

Consulta de processos

Nota fiscal eletrônica

IDOSOS APRENDEM SOBRE TERAPIAS ALTERNATIVAS EM QUEIMADOS
PALESTRA ABORDOU A IMPORTÂNCIA DA MEDICINA ALTERNATIVA E DAS TERAPIAS HOLÍSTICAS PARA MELHORAR O BEM-ESTAR NO DIA A DIA
11/10/2017 às 14:00
SECRETARIA: SECRETARIA MUNICIPAL DE TERCEIRA IDADE
palestra

A Terceira Idade teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre terapia alternativa na última segunda-feira (9), no Centro de Esportes e Lazer para a Terceira Idade (CELTI), em Queimados. A terapia abordada foi a holítisca, que segue os princípios do ‘holismo’, a qual trata o problema não como um todo, mas sim através de uma visão fragmentada, a qual entende que os elementos físicos, mentais e emocionais formam um sistema que só irá funcionar perfeitamente através do equilíbrio.

A Palestra reuniu 62 idosos e foi apresentada pela psicanalista Ieda Belo, a qual tratou sobre o uso dos florais de Bach, a cromoterapia, que é a terapia a partir das cores e também a aromaterapia, que é feita com os óleos essenciais, responsáveis por produzirem o perfume das plantas aromáticas. Ela explica a importância da medicina alternativa e afirma que o tradicional e o alternativo se complementam.

“As pessoas podem ver essas terapias assim como veem a dança e a hidroginástica, por exemplo. É como se fosse o tempero da comida, se você faz uma comida boa e fica sem tempero, não tem graça. Se você coloca dentro do tratamento médico os florais, as cores e aromas, você pode desenvolver e aceitar melhor suas condições. A parte médica não deve ser esquecida, mas os florais e aromas trarão conforto aos pacientes, de acordo com o que precisam”, disse a psicanalista.

palestra
Severina dos Santos, de 72 anos, ficou muito entusiasmada com o assunto e afirma que vai adotar no seu dia a dia a cromoterapia. “Eu achei muito interessante essa relação com as cores. Eu não sabia que as cores no ambiente poderiam interferir em algo, então pra mim foi muito bom saber disso, principalmente quando eu for receber minha família” contou.

Tópicos