Página inicial Institucional A Cidade Servidor Notícias Legislação Secretarias

Consulta de processos

Nota fiscal eletrônica

QUEIMADOS COMEÇA A VACINAR CONTRA A GRIPE INFLUENZA
ATÉ 26 DE MAIO TODAS AS UNIDADES DE SAÚDE DEVEM IMUNIZAR MAIS DE 32 MIL QUEIMADENSES. ?DIA D? SERÁ NO DIA 13 DO PRÓXIMO MÊS
Terça-feira, 18 de Abril de 2017 às 10:30
SECRETARIA: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

1Começou na última segunda-feira (17) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza e a Prefeitura Municipal de Queimados já está promovendo a imunização em todos os postos de saúde da rede pública da cidade. Até o dia 26 de maio - quando se encerra mobilização - a Secretaria Municipal de Saúde pretende vacinar mais de 32 mil queimadenses.

De acordo com a secretária de saúde, Dra. Lívia Guedes, a novidade deste ano fica por conta da inclusão dos professores no público-alvo da imunização gratuita.

?É uma categoria que necessita de proteção por estar constantemente em contato com as nossas crianças. Felizmente, o Ministério da Saúde entendeu essa demanda. Nossa equipe está empenhada e trabalhando arduamente para batermos as metas de cobertura da vacina?, afirmou a gestora.

Nesta terça-feira (18), foi a vez da dona de casa Damaris da Costa, 32, levar 2seus pequenos Eduardo e Laís para receber a dose de proteção contra a gripe no Centro Médico da Pedreira (atualmente funcionando no prédio anexo do CETHID).

?Vi que a campanha tinha começado e vim garantir que meus filhos se vacinem. Todo ano trago eles e tenho notado uma melhora quando o inverno chega. A Laís (2) mesmo quase não fica mais doente desde que começou a tomar essa proteçã;o?, contou a moradora do bairro do Glória.

Capaz de proteger contra os três subtipos do vírus mais comuns da gripe no Brasil (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B), a vacina deve ser repetida todos os anos pelos grupos mais vulneráveis da população - crianças menores de 5 anos, idosos, portadores de doenças crônicas, por exemplo -, já que o vírus passa por constantes mutações e a imunidade contra ele diminui gradativamente com  o tempo. Vale ressaltar que quem tem alergia severa a ovo não pode tomar a vacina.

Público-alvo da campanha:

? Crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias)
? Gestantes
? Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto)
? Idosos (a partir de 60 anos)
? Profissionais da saúde
? Povos indígenas
? Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional
? Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade
? Professores de escolas públicas ou privadas

Tópicos