Página inicial Institucional A Cidade Servidor Notícias Legislação Secretarias
 
 

WebMail
Login:
Senha:

Principais serviços

2ª Via de IPTU

2ª Via de IPTU INTRANET

Avisos de licitação

Consulta de processos

Nota fiscal eletrônica

DE OLHO NA SEGURANÇA
QUEIMADOS REATIVARÁ CÂMERAS DE MONITORAMENTO VISANDO REDUZIR ÍNDICES DE CRIMINALIDADE. PREFEITURA PROJETA BIG BROTHER PARA TODA A CIDADE
Quinta-feira, 16 de Março de 2017 às 13:00
SECRETARIA: SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL


Seja na saída de banco, do mercado, na rua ou até mesmo ao chegar em casa, os moradores de Queimados voltarão a ser “vigiados”.  Em encontro realizado no início desta semana no Centro Integrado de Comando e Controle do Estado do Rio (CICC), a prefeitura, por meio do Centro Integrado de Operação de Segurança Pública, definiu as três fases do projeto, que visa implantar uma espécie de “Big Brother” com pelo menos 160 câmeras de monitoramento por toda a cidade. A primeira será concluída dentro de um mês com a reativação de oito câmeras espalhadas pelo centro e nos bairros Ponte Preta e Campo da Banha.

1As câmeras foram doadas pelo Governo do Estado e atualmente está sendo feito o trabalho de reativação do link de internet que conecta os equipamentos à sala de operações do 24º BPM (Queimados). Participaram do encontro, o Secretário Municipal do Centro Integrado de Operação de Segurança Pública de Queimados, Lúcio Mauro, o Subsecretário de Comando e Controle do Estado do Rio, Dr. Rodrigo Alves, o Superintendente de Gestão Integrada, Coronel PM Freitas, Superintendente de TI, Sr. Rodrigo Xavier e o Diretor Geral, Major Marcelo Mendes.

Segundo Secretário do Centro Integrado de Operação de Segurança Pública de Queimados, Lúcio Mauro, o monitoramento foi desativado há cerca de cinco anos e contribuía na identificação dos delitos que eram cometidos no município. “Isso porque com as imagens das câmeras, era possível identificar os infratores com mais agilidade”, afirmou.

 

Parceria com a iniciativa privada e busca por recursos federais

 

Na segunda fase do projeto, a prefeitura pretende utilizar o modelo de parceria com a 2iniciativa privada adotado em grandes capitais do Brasil para obter as imagens das câmeras de comércios e bancos. “Serão feitas reuniões entre os comerciantes e agências bancárias locais que possuem câmeras de segurança em seus negócios, para que haja essa colaboração com a prefeitura. Com isso, estimamos conseguir mais de 30 câmeras”, explica Lúcio Mauro, que ainda completou: “Se o infrator sabe que vai roubar uma loja e sabe que não vai ser pego, fará outras vezes. Pretendemos ter a ferramenta para ajudar a Polícia Militar no trabalho ostensivo”.

A terceira fase, que é a mais complexa, consiste na implantação de uma central de monitoramento com a implantação de mais 120 câmeras que serão espalhadas por toda a cidade. A prefeitura já conta com um projeto executivo para a implantação da central e buscará recursos junto ao Governo Federal para a execução do projeto audacioso. “Em momentos de crise, precisamos estudar bem os investimentos para que os nossos cofres não sofram grandes impactos”, explicou.

 

IMAGENS: Thiago Loureiro/Divulgação PMQ

Tópicos

Veja também

Convocação para Cadastramento Unidade Habitacional PAC

30/11/2016

Convocação para Cadastramento Unidade Habitacional PAC

30/11/2016

Convocação para Cadastramento Unidade Habitacional PAC

30/11/2016

 
 
Visitantes: 353813
Facebook Twitter Youtube Flickr Blogspot
 
 
PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS
RUA HORTÊNCIA, N°.: 254 - CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL.: (21) 2665-2206 FAX.: (21) 2665-2206
E-MAIL: prefeitura@queimados.rj.gov.br
  Subsecretaria Municipal de Tecnologia e Informação @2016