Página inicial Institucional A Cidade Servidor Notícias Legislação Secretarias

Consulta de processos

Nota fiscal eletrônica

REFORÇO NO MAIS MÉDICOS EM QUEIMADOS
DUAS PROFISSIONAIS CUBANAS E UMA BOLIVIANA CHEGAM AO MUNICÍPIO PARA ATENDER NAS ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM BAIRROS DA PERIFERIA
Quarta-feira, 15 de Março de 2017 às 20:00
SECRETARIA: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

1A rede básica de saúde de Queimados ganhou o reforço de três novos profissionais do programa ?Mais Médicos?, do Governo Federal. Uma boliviana e duas cubanas chegaram ao município para atender nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) dos bairros Vila Americana, Valdariosa e Vila Central, localizadas em regiões periféricas da cidade. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, com um dia dedicado para estudo acadêmico e o contrato tem duração de três anos. Os serviços oferecidos são de clínica médica, puericultura, pré-natal e visita domiciliares. A estimativa é de que os médicos estrangeiros atendem cerca de  12 mil moradores.

Três profissionais já atuavam pelo programa que funciona há mais de cinco anos no município, com atendimentos nas ESFs dos bairros Jardim Queimados, Jardim da Fonte e Belmonte. O Governo Federal é o responsável pelo pagamento dos médicos e a prefeitura arca com os custos de moradia. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, a Drª. Lívia Guedes, até o final de março, mais dois profissionais cubanos devem chegar a cidade ?para atuarem na ESF do bairro Santa Rosa e na Clínica da Família do Bairro Inconfidência?, disse a secretária que visitou as unidades contempladas com os novos médicos nesta semana.

Nascida em La Paz, na Bolívia, a médica Andrea Panozo Rivero, começou a atender na ESF do 3bairro Vila Central, na última segunda-feira (13). Ela revela que por ter atuado como acadêmica em Engenheiro Pedreira, distrito vizinho, escolheu Queimados, como o local de trabalho e já faz planos para o futuro. ?O povo daqui é muito carinhoso e respeita o profissional. Terei oportunidade de estudar, ser reconhecida profissionalmente e ainda ajudar os moradores de uma região que é muito carente de atendimento médico?, destacou.

Moradora da rua Belgrado, no bairro Vila Central, a pedagoga Selena Marinho, de 54 anos, comemora a chegada da nova médica. ?Faço preventivos e exames de rotina. Busco sempre a prevenção. É providencial termos uma médica aqui, a comunidade estava precisando, pois o bairro é distante do centro e a locomoção é sempre muito difícil?, disse.

Cubanas chegaram um pouco antes

Já na ESF do Valdariosa, a médica cubana Joana Pineda chegou no fim de janeiro e realiza cerca de 30 atendimentos por dia. Ela acredita que o programa Mais Médicos ?fortalece a  preparação dos profissionais, pois as patologias são muito diferentes de um país para o outro?. Uma das pacientes atendidas pela profissional é a moradora da rua Adail Cardoso, no bairro Valdariosa, Tânia Cristina, de 55 anos, que costuma consultar com freqüência na unidade. ?Sempre venho aqui e trago também os meus netos. Esses médicos cubanos são ótimos?, afirma.

Nascida em Santiago de Cuba, a médica Ailin Leyna Castillo, já está trabalhando há pouco mais 2de um mês na ESF do bairro Vila Americana. Ela deixou em Cuba o marido, com quem é casada há 12 anos e dois filhos.?O mais incrível desse programa é poder ajudar as pessoas que não têm atendimento, aquelas que são carentes de atenção médica. Elas ficam muito agradecidas quando têm um profissional disponível?, frisou.

O Programa Mais Médicos é parte de um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma das ações do programa é  levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais.

Fotos: Thiago Loureiro - SEMCOM/PMQ

Tópicos