Página inicial Institucional A Cidade Servidor Notícias Legislação Secretarias
 
 

WebMail
Login:
Senha:

Principais serviços

2ª Via de IPTU

2ª Via de IPTU INTRANET

Avisos de licitação

Consulta de processos

Nota fiscal eletrônica

EFICIÊNCIA NO ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
PREFEITURA FIRMA PARCERIA COM O CISBAF PARA AÇÕES DE CAPACITAÇÃO DO SAMU
Terça-feira, 14 de Março de 2017 às 12:33
SECRETARIA: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

1Jéssica Moreira - Seja por conta de uma queda ou um atropelamento, casos de urgência e emergência requerem atendimento rápido e eficiente por parte de profissionais de saúde. Para oferecer mais capacitação à equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Queimados, a Secretaria Municipal de Saúde e o CISBAF (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense) firmaram uma parceria para ofertar treinamentos como o desta sexta-feira (10) que tratou de “Técnicas de Abordagem ao Paciente Politraumatizado” e aconteceu no auditório da Sede de Vigilância em Saúde.

Os cursos, que dão direito a certificado de participação, serão ministrados por Fábio Rodrigues, Enfermeiro do Núcleo de Educação Permanente do CISBAF. De acordo com a Secretária de Saúde, Dra. Lívia Guedes, o público-alvo da iniciativa é, prioritariamente, formada pelos membros do SAMU. Porém, essa resolução é indispensável para que todas as frentes de atendimento estejam alinhadas no ato de cuidar das vítimas.

2“O foco é o serviço móvel de atendimento de urgência, mas nossa intenção sempre foi integrar as forças. Então convidamos também as equipes do atendimento fixo, que aqui em Queimados responde pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Então aproveitando esse momento, abrimos a capacitação para o CETHID, a UPA e, se tudo der certo, integraremos também as equipes dos postos de saúde. O objetivo é comum: salvar vidas”, declarou.

Em concordância com a portaria nº1.010, de 21 de maio de 2012, que determina que o ‘SAMU 192 deverá dispor de programa de capacitação permanente’ (Art. 11), a capacitação tem por objetivo promover a constante atualização dos profissionais da área. Segundo o Coordenador Administrativo do SAMU em Queimados, Elionai Lourenço, os treinamentos têm em média 4h de duração cada, e serão distribuídos ao longo do ano, para que em dezembro haja um simulado.

“A procura nos surpreendeu positivamente: tínhamos 30 vagas e todas foram preenchidas. É um desejo meu como médica e gestora viabilizar que o maior número de profissionais de saúde possível se capacite para melhor atender os que precisam do serviço de urgência e emergência. Por isso, vamos estudar as possibilidades de realizar as aulas em locais maiores, como um teatro, por exemplo”, declarou a gestora.

Tópicos

Veja também

Convocação para Cadastramento Unidade Habitacional PAC

30/11/2016

Convocação para Cadastramento Unidade Habitacional PAC

30/11/2016

Convocação para Cadastramento Unidade Habitacional PAC

30/11/2016

 
 
Visitantes: 353814
Facebook Twitter Youtube Flickr Blogspot
 
 
PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS
RUA HORTÊNCIA, N°.: 254 - CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL.: (21) 2665-2206 FAX.: (21) 2665-2206
E-MAIL: prefeitura@queimados.rj.gov.br
  Subsecretaria Municipal de Tecnologia e Informação @2016