Página inicial Institucional A Cidade Servidor Legislação Secretarias

Consulta de processos

Nota fiscal eletrônica

DE CERTIFICADO NA MÃO E COM A ESPERANÇA RENOVADA PARA A VIRADA DE ANO
ALUNOS DO CENTRO DE ARTES E ESPORTES UNIFICADOS PLANETA FUTURO CONCLUEM CURSOS DE QUALIFICAÇÃO E ESPERAM CHANCE NO MERCADO DE TRABALHO EM 2019
06/12/2018 às 16:00
SECRETARIA: SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO

foto

O ano de 2018 está chegando ao fim, mas as cerimônias de formatura das 35 oficinas gratuitas oferecidas pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, estão movimentando o Centro de Artes e Esportes Unificados Planeta Futuro. Nesta quarta-feira (5), foi a vez dos aprendizes de padeiro, lancheiro, confeiteiro, ginástica, zumba e DJ receberem seus certificados de conclusão. Ao todo, 1200 alunos participaram das oficinas neste segundo semestre.

As cerimônias contaram com a presença do vice-prefeito, Machado Laz, que representou o prefeito Carlos Vilela e parabenizou os alunos por mais uma etapa da vida profissional. “É um orgulho muito grande ver a grande adesão da população a esta ideia, de que é possível capacitar os jovens e dar oportunidade de crescimento no mercado de trabalho. Nosso desejo é que continuem avançando sempre’, declarou o vice-prefeito.

Uma das formandas no curso de padeiro é Catrine Monsores (25), que está satisfeita por adquirir uma profissão. “Minha família toda sempre cozinhou e eu não sabia. Gostei muito de fazer o curso, o professor é ótimo. Vou continuar me especializando, pretendo fazer o curso de confeitaria agora”, afirmou a moradora do bairro Porteira.

Para o secretário da Pasta, Marcelo Lessa, o momento é de muita alegria e motivação para continuar trabalhando. “É gratificante saber que estamos fazendo a diferença na vida das pessoas. Cerca de um mês atrás o pessoal do SINE (Sistema Nacional de Emprego) me ligou pedindo indicação para 35 padeiros. Falei com o professor da turma para saber quem estaria em condições técnicas de assumir e, felizmente, todos os alunos encaminhados foram contratados”, disse

foto

Lessa destacou ainda que já iniciou a movimentação para trazer novas modalidades para o ano que vem e já tem gente interessada procurando a secretaria. Segundo ele, as novas inscrições devem começar em fevereiro de 2019.

Oportunidade para todos

Em outra sala do espaço, o jovem Samuel Baumflek (16) – que usa o vulgo ‘Taurus’ para comandar a mesa de som – comemorava o começo da realização de um sonho antigo: o de comandar uma pista de dança lotada, que se tornou possível após a formação no curso de DJ.

“Sempre fui envolvido com música, até com grupo de pagode. Mas a vontade era mesmo de tocar na noite. Agora pretendo cursar uma faculdade de produção musical e ter meu estúdio. Esse curso me fez parar de pensar em coisas erradas e preferir ficar em casa estudando música”, afirmou o morador do bairro Jardim Iguaçu, em Nova Iguaçu.

Com a mesma idade, mas oriundo de uma realidade completamente distinta de Samuel, R.S. (16) mora no Abrigo Municipal de Adolescentes de Queimados e é outro dos 30 alunos que aprenderam o ofício de DJ.

“Vim para o curso graças às ‘tias’ do abrigo, que incentivaram. Aqui, fiz muitos amigos e o professor é gente boa. Agora, é partir para o segundo módulo. Todo jovem devia ter esse tipo de ocupação para não ficar perambulando pela rua”, declarou o rapaz.

Neste sábado (8), às 17h e 19h, será a vez dos formandos do curso de teatro. Já na sexta-feira (14) seguinte, recebem o certificado, os alunos dos cursos de teclado, bateria, violão, guitarra e baixo.

Tópicos